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Atendimento ao Cliente: um diferencial da pequena empresa

Atendimento ao Cliente
Guarulhos, 28 de abril de 2017

Com o avanço tecnológico, o acesso do cliente aos produtos e serviços das empresas ficou extremamente facilitado. O seu padrão de comparação hoje é quase ilimitado, os fornecedores estão espalhados pelo mundo, o que ampliou de forma considerável o universo de possibilidades para suas necessidades de consumo. Por isso, o atendimento ao cliente é um diferencial que deve ser considerado entre as empresas que desejam se destacar no mercado.

A disponibilidade irrestrita de informações além de economizar tempo para o cliente, coloca a sua disposição uma grande quantidade de produtos e serviços que podem ser utilizados quando e onde ele quiser. Nada substitui o contato pessoal, o real atendimento ao cliente.

Atendimento ao cliente como vantagem competitiva

Essa é uma vantagem extraordinária que as pequenas empresas não podem desprezar. Por serem mais flexíveis, elas têm mais possibilidades de contato direto com os clientes e, portanto, os problemas podem ser solucionados com maior rapidez. Esse atendimento ao cliente diferenciado fará o consumidor sentir-se feliz e ele sentirá que seus interesses são considerados importantes e estão bem cuidados.

Considerando que os produtos concorrentes, na maioria dos casos, são similares aos nossos, o grande diferencial competitivo é o atendimento ao cliente.

Como realizar um atendimento de alto nível

A primeira preocupação é conhecer as necessidades do cliente, pois somente dessa forma, poderemos satisfazê-las, o que ainda é pouco. O ideal é exceder essas necessidades indo além do que ele espera. O cliente precisa sentir prazer ao negociar com nossa empresa.

Não podemos esquecer que nosso objetivo principal é atender as expectativas dos clientes, vendendo produtos que funcionem, garantindo a qualidade e entregando produtos que lhes tragam além de satisfação, benefícios.

No mercado atual, nenhuma empresa consegue sobreviver com clientes insatisfeitos. Os consumidores passam suas experiências para outras pessoas e empresas, o que pode formar uma imagem negativa de nossa empresa perante o mercado.

Principais necessidades do cliente

Como a motivação em termos de consumo é baseada em necessidades o cliente, quando forma uma parceria com a empresa, quer que sejam atendidas suas expectativas e espera:

  • Comprar os benefícios que esses produtos adquiridos vão trazer para eles;
  • Atendimento imediato e personalizado;
  • Ser atendido com cordialidade e respeito;
  • Sentir confiança na relação comercial (benefício mútuo, honestidade, satisfação.);
  • Ter a segurança que a empresa sempre responderá pela qualidade do produto;
  • Assistência pós-venda;
  • Facilidade e rapidez no acesso aos pontos de venda ou recebimento de materiais;

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Artigo por Prof. José Roberto Machado