Notícias

30º Seminário Estadual dos SCPCs.

Guarulhos, 02 de outubro de 2001

A Força do Empresariado e a Tecnologia dos Serviços foram a tônica do 30º Seminário das SCPC´s

O 30º Seminário Estadual dos SCPCs, ocorrido no último final de semana em São José do Rio Preto, foi sucesso de público ao reunir 800 participantes de 276 associações comerciais do Estado de São Paulo. Tendo como tema central “O Serviço de Proteção ao Crédito na Defesa da Livre Iniciativa e do Consumidor”, o seminário abordou as novas tecnologias usadas no “combate” à inadimplência, uma das quais, a informação positiva, em que os bancos dedados passarão a fornecer informações de bons pagadores: o aperfeiçoamento das normas jurídicas para atender à crescente exigência do consumidor e o uso da internet na prestação de serviço ao cliente.

Durante a abertura do evento, o presidente da Facesp, Alencar Burti, convocou os empresários brasileiros, à união para enfrentar o momento de incertezas que o País atravessa. “O Brasil precisa melhorar sua auto-estima, assim como a iniciativa privada precisa caminhar, cada vez mais, no sentido da busca da qualidade da competitividade dos seus produtos e serviços”, declarou.

O presidente da Acirp (Associação Comercial eIndustrial de São José do Rio Preto), Antonio Carlos Parise, lembru que as Associações têm se unido com o objetivo de garantir um crescimento sustentato para o Brasil e cobrou o apoio do governo à livre iniciativa.

Primeira palestrante do evento, a economista Sallete Lemos trouxe um alento aos empresários ao declarar que os atentados terroristas nos EUA vão reativar a economia mundial, benefiando inclusive o Brasil. “A resposta dos norte-americanos será bem rápida: consumidores daquele país comprando produtos de todos os países”, afirmou. A conseqüência maior, segundo a economista, é a desaceleração da economia norte-americana. Quanto à taxa de desemprego e inadimplência no Brasil, Salete acredita que ambas devam cair com a retomada do crescimento, e o reflexo imediato será o aumento do poder de compra do consumidor brasileiro. A palestrante também acredita que os ataques serviram para mostrar os desgastes da globalização.

Outro momento interessante do Seminário foi a exposição do gerente de sistemas do Grupo Pão de Açúcar, Andelaney C. dos Santos, que falou sobre o site Amélia, a primeira loja virtual criada em 1996 e hospedada pelo UOL,com o nome de Pão de Açúcar Delivery – Amélia.com

Inicialmente, conforme relatou Santos, a idéia eraoferecer conteúdo, serviços e e-commerce para suprir as principais necessidades do seu público alvo, as donas decas. Mas a imagem da empresa sempre esteve associada aos serviços de vendas e não de informações. Em 2000, os resultados começaram a atender as expectativas do site com um crescimento de 2015 no canal da internet e tornando-se o principal meio de venda do Grupo Pão de Açúcar. Neste ato, o foco do site passa a ser o e-commerce com a venda de eletrodomésticos, supermercado, presentes, flores, livro, etc. Os produtos oferecidos na web pela empresa variam de R$ 0,49 a R$ 32 mil.

O evento transcorreu num clima de otimismo e união, com o elogio de todos à organização. Entre as homenagens, Pirangi recebeu um troféu por ter comparecido com o maior número de participantes e Tangará da Serra, por ser a cidade mais distante de São José do Rio Preto. A cidade litorânea de Guarujá foi aclamada como cidade sede do 31º Seminário dos SCPC´s em 2002. Guarulhos esteve representada pelo presidente Anunciato Thomeo Sobrinho; pelo diretor de economia, Eldon Luiz Fiorin; pelo gerente comercial Maurici Dias Gomes, epor Alexandre Godoy Vieira, encarregado do SCPC.