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4 práticas para melhorar a produtividade da sua empresa

Melhorar a produtividade da empresa
Guarulhos, 12 de fevereiro de 2018

Fazer mais com menos. Otimizar o tempo para ser mais eficiente. Para melhorar a produtividade da empresa, o empreendedor deve estar disposto a adotar algumas práticas e soluções simples. Você sabe quais são? Elas dizem respeito aos colaboradores, mas também às ferramentas que podem ser utilizadas em uma empresa. Conheça 4 práticas que ajudarão você nessa tarefa!

Investir na capacitação dos colaboradores

O empreendedor que deseja que uma tarefa seja realizada no menor tempo possível sabe que precisa de um colaborador qualificado para executá-la. Assim como o médico e o advogado especialistas resolvem um caso de sua especialidade de forma mais eficiente e acertada do que um generalista, o mesmo acontece com os colaboradores.

Quando há investimento na capacitação deles, o empreendedor demonstra sua preocupação em formar uma equipe de enorme potencial para a empresa. Desenvolvimento de novas habilidades, aprimoramento dos conhecimentos e atualização podem ser a chave para melhorar a produtividade da empresa, já que a capacitação permite o direcionamento dos profissionais às necessidades do negócio.

Por isso, invista em cursos e palestras para seus profissionais!

Motivar a equipe para melhorar a produtividade

Uma equipe motivada é uma equipe que consegue enxergar os resultados positivos como frutos de seus esforços. E é essa motivação, que deve ser exercitada diariamente, que os move em direção à produtividade.

O empreendedor que enxerga as atividades sendo bem executadas, de maneira eficiente e com processos firmes, sabe que terá um resultado positivo. Mais qualidade no produto ou serviço, clientes mais satisfeitos e equipe mais valorizada.

Se a partir de um processo bem feito é possível produzir bons resultados, é certo que os colaboradores conseguirão repetir o sucesso. Basta motivá-los!

Adotar soluções de organização

Aproveitar as facilidades de ferramentas digitais pode ser uma boa saída para melhorar a produtividade do seu negócio. É possível aproveitar, seja no computador ou dispositivo móvel, aplicativos específicos para cada necessidade setorial. Isso ajuda na produtividade dos colaboradores e até contribui para otimizar o  relacionamento com clientes e fornecedores.

Existem ferramentas que fazem a gestão do tempo, organizam agenda, administram grupos de trabalho, permitem o compartilhamento de documento, fazem o armazenamento na nuvem. O próprio Google disponibiliza ferramentas importantes para a rotina profissional, como o Drive e a Agenda sincronizados aos e-mails.

Investir em serviços de telefonia corporativa de qualidade

Não é possível melhorar a produtividade de uma empresa se não houver preocupação em otimizar a comunicação no ambiente de trabalho. Colaboradores, gestores e diretores devem possuir meios de se comunicar de forma efetiva para trocar conhecimentos e tomar as decisões mais fundamentadas para o sucesso do negócio.

Além das reuniões, é interessante investir em serviços de telefonia corporativa para acelerar processos e fluir as atividades com maior agilidade. Com a telefonia corporativa, seu negócio consegue melhorar a comunicação entre colaboradores e setores distintos, bem como com o público externo e, ainda, consegue evitar:

  • Gastos desnecessários por mau uso do telefone ou erro em contas apresentadas por serviços que não são especializados em ambiente corporativo:
  • Falhas na comunicação ocasionadas por dificuldade no contato entre colaboradores;
  • Dificuldades no contato com o cliente ou na negociação com fornecedores.

Tais fatores atrelados à telefonia corporativa são decisivos para melhorar a produtividade. Mas, lembre-se: é preciso criar um ambiente que favoreça o trabalho da equipe. Boa comunicação, motivação e mobilidade é apenas o primeiro passo.

Se você quer melhorar a produtividade da sua empresa ainda mais, não deixe de ler nosso artigo sobre gestão por processos! Ela busca conferir eficiência e eficácia nas atividades, para ter um resultado final de qualidade, agregando valor à organização e às partes interessadas.