Economia

Pedidos de falência acumulam queda de 8,4% no ano

Já para os pedidos de recuperação judicial, houve queda de 21,7%

Guarulhos, 02 de junho de 2017

Os pedidos de falência caíram 8,4% no acumulado do ano até maio, em relação ao mesmo período de 2016, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos). Mantida a base de comparação, as falências decretadas recuaram 7 %, enquanto para os pedidos de recuperação judicial e recuperações judiciais deferidas houve quedas de 21,7% e 18,1%, respectivamente.

Conforme a expectativa da Boa Vista SCPC, os indicadores de solvência continuam apresentando desaceleração quando observados pelos valores acumulados em 12 meses. Diante disto, uma vez superado o período de restrição ao crédito, redução do consumo, entre outros fatores, espera-se para os próximos meses uma recuperação mais intensa dos caixas das empresas, com uma atividade econômica mais acelerada, juros menores e inflação módica.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, os números são animadores. “Estamos vendo com muito otimismo estes índices divulgados pela Boa Vista SCPC. Acreditamos que a tendência é termos um cenário econômico melhor no final do ano, já que ainda sentimos alguns efeitos negativos da crise que se acentuou em 2016. Vale ressaltar que a nossa entidade sempre organiza cursos de capacitação para os empresários. Desta forma, colaboramos para a perenidade de seus negócios, evitando falências precoces”, pontuou o dirigente.

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registradas na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível em http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais

Sobre a Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC é uma parceria estratégica que contribui, ativamente, na tomada de decisão e na redução de riscos nos negócios das empresas. Possui 350 milhões de informações comerciais de consumidores e empresas e recebe mais de 7 milhões de consultas diárias.

Com inteligência analítica, oferece soluções para maximizar os resultados das empresas e ampliar a segurança em cada etapa dos negócios, a um custo acessível. Com tecnologia de ponta e a expertise dos 60 anos desde a criação do SCPC, revolucionou o sistema de consulta de débitos do próprio CPF pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), e que hoje beneficia milhões de consumidores no país. E foi também a pioneira na realização do maior mutirão de renegociação de dívidas, promovendo a sustentabilidade do crédito.

Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital. Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, representantes e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços.