Notícias

ACE-Guarulhos comparece ao lançamento do 2º Caderno Econômico

Evento foi realizado no Bonsucesso com as presenças do secretário Rodrigo Barros e do prefeito Guti

Guarulhos, 06 de julho de 2017

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), William Paneque, e o superintendente da entidade, Maurici Dias Gomes, compareceram ao lançamento da segunda edição do Caderno Econômico do município. O evento foi realizado na empresa alimentícia Doremus, na região do Bonsucesso, na manhã desta quinta-feira, 06/07.

Os diretores da associação, José Roberto Vitorelli (Comércio Exterior) e Gerson Santana, o Baiano (Região Pimentas), também estiveram na cerimônia.

“A compilação de dados estratégicos podem ajudar os empresários que buscam informações antes de se estabelecer na cidade ou ampliar sua atividade. Nós, como entidade representativa de quase duas mil empresas filiadas, ombreamos todas as atitudes propositivas que visam a prosperidade do fundo de comércio guarulhense”, disse Paneque.

Durante o evento, que teve o objetivo de exibir dados de emprego, balança comercial e da atividade aeroportuária de Guarulhos no primeiro quadrimestre de 2017 , o secretario de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação da cidade, Rodrigo Barros, fez questão de ressaltar a importância de parcerias entre a gestão pública e a iniciativa privada. “Estar aqui na Doremus mostra que estamos próximos das empresas. A região de Bonsucesso está pulsando”.

Presente no lançamento, o prefeito Guti reforçou as palavras do secretário. “As indústrias precisam da cidade e a cidade precisa das indústrias. Somos sensíveis às demandas das empresas. Com o crescimento delas, a qualidade de vida do município será melhor”.

Para ele, Guarulhos também precisa aproveitar melhor o Aeroporto de Cumbica. “É o maior da América do Sul. Precisamos desenvolver o turismo de negócios. Construir um centro de convenções e trazer empresas de tecnologia. Sei que o Rodrigo Barros está colocando energia nestas ações”, avaliou o prefeito.

Números

Segundo dados expostos no Caderno Econômico, em abril de 2016, a cidade perdeu 5.459 empregos. No mesmo mês deste ano, a retração foi de 766 vagas.

Na indústria de transformação, principal setor de geração de renda do município, a queda de empregos despencou de 2.188 para 93. Já os setores de serviços e construção civil geraram 286 e 285 postos de trabalho, respectivamente.

Apesar dos números positivos, Barros salientou que os sinais dados no primeiro quadrimestre ainda são insuficientes para se afirmar que há uma trajetória de plena recuperação. “Os desdobramentos da crise política, que atinge membros do alto escalão do governo federal, são determinantes para um cenário positivo em Guarulhos e no País”.

Apoio do Governo Estadual

Chefe do gabinete do SDCETI estadual, Maurício Juvenal representou o vice-governador Márcio França no evento. “Estamos do lado de Guarulhos para a cidade continuar se desenvolvendo. E é muito gratificante poder falar com os empreendedores locais, sentir que a atividade econômica tem rendido frutos”, afirmou.