Não vire refém de seu e-mail
Embora o e-mail seja uma forma de comunicação extremamente produtiva, ele pode ser um tiro no pé. Fique atento a algumas dicas para o seu uso racional.
Em respeito ao leitor leigo, “e-mail” vem de “Eletronic Mail” e significa, em poucas palavras,ou seja, uma forma de comunicação não instantânea, utilizando como meio a própria Internet.
O sistema é um pouco parecido com o correio normal. Você escreve uma mensagem no seu computador e este envelopa-o (codifificando) e o manda para o Servidor do seu destinatário guardar. Para seu destinatário receber a mensagem, basta que ele conecte-se a Internet e “mande” que seu programa responsável pelo gerenciamento de e-mails verifique se existe alguma coisa em sua caixa postal virtual.
Não é para menos queo correio eletrônico é o recurso mais antigo e mais utilizado da Internet. Qualquer pessoa que tem um endereço na Internet pode mandar uma mensagem para qualquer outra que também tenha um endereço. Como o uso do sistema não obrigue que se faça o pagamento individual por mensagens transmitidas, este meio de comunicação se disseminado com uma velocidade tão incrível quanto foi criado.
Ele tem várias vantagens sobre outros meios: alcança o destinatário em qualquer lugar em que estiver, é mais rápido e não depende de linhas que podem estar ocupadas (como o fax) nem de idas ao correio e é incrivelmente mais barato que o telefone, sem contar que você não está limitado a mandar somente mensagens por correio eletrônico;pode enviar programas, arquivos e imagens.
Qualquer pessoa pode e deve ter seu endereço de correio eletrônico. Mandar e receber e-mails não é nada complicado. A maioria dos computadores que tem o sistema operacional Windows, possui o programa Internet Explorer instalado,que por sua vez já traz consigo o programa responsável para gerenciamento do correio eletrônico: o Outlook Express. Por outro lado, os usuários de Netscape, podem se utilizar do Communicator, ou até mesmo instalar outro como o Eudora.
Mas tudo na vida que é bom dura pouco, o e-mail está com seus dias contados. Recente pesquisa constatou que num prazo máximo de 5 anos haverá um congestionamento monstro na grande rede (internet) por conta da quantidade exagerada de informações trocadas por correio eletrônico, e em especial,”spammers”, correspondências com cunho comercial remetidas sem a autorização, ou até aquelas famosas correntes.
Várias pessoas que se utilizam do e-mail diariamente já puderam perceber o quanto recebem de publicidade não permitida ou até mesmo brincadeiras e piadas. Geralmente o tráfego de e-mails indesejados chega a casa dos 70%. Com o advento da banda-larga, é muito mais fácil mandar e-mails de tamanhos maiores com brincadeiras ou propagandas a terceiros e congestionando os Servidores de várias empresas.
Vários profissionais, estão instalando máquinas físicas específicas para e-mail afim de evitar o travamento e a queda das páginas de Internet das empresas. Ainda assim, muitos empresários estão solicitando aos programadores que criem espelho de contas de e-mails de funcionários afim de monitórá-los bloqueando assuntos ou e-mails considerados prejudiciais ao tráfego de nformações. Embora ai se estabeleça uma discussão jurídica interessante, é bom evitar alguns assuntos durante o expediente (!).
O correto para administrar o dia-a-dia com mais tranquilidade em se tratando de comunicação eletrônica é possuir duas ou mais contas de e-mail: um para assuntos de trabalho (oficial), e outro de preferência com interface gráfica (do tipo que você gerencia na própria tela do Internet Explorer, não precisando do Outlook) para assuntos diversos ligados a assuntos acadêmicos amigos, ou até mesmo quando preenche cadastro para compras.
Assim, pouco importa o lugar onde você esteja, você pode acessar sua caixa-postal, armazenar ou receber seus e-mails e os assuntos de seu trabalho ficam preservados.
Nestes sites que fornecem gratuitamente o endereço eletrônico (veja listagem abaixo), basta você entrar, preencher um simples cadastro (querendo, nem precisa dar o nome correto) e pronto, já está apto a receber e-mails de qualquer pessoa do planeta acessando de qualquer computador ligado a internet, seja em sua casa, escritório, ou até mesmo em alguns “cybercafe” (bares que possuem computadores para alugar ligados a Internet) instalados em várias localidades.
Desta forma, usando racionalmente este fantástico meio de comunicação, com certeza seu dia será mais produtivo e você evitará que algum dia fique refém de alguma informação que tenha vazado, ou até mesmo de um e-mail que tenha perdido porque sua caixa postal estava travada pelo excesso de publicidade.
Alguns endereços onde você poderá obter sua conta de e-mail gratuita:
Até a próxima.
Jacques Miranda de Oliveira é Diretor da NEUX Comunicação,