Chuva de meteoros impressionam australianos
SYDNEY – Os habitantes das áreas rurais e de algumas cidades afastadas do centro da Austrália assistiram a um espetáculo colorido nesta segunda-feira.
Uma chuva de meteoros pode ser vista no céu em algumas partes do território australiano, sendo prejudicada apenas pela grande quantidade de nuvens.
Em algumas cidades do país, pequenas bolas de fogo clarearam o céu. Já quem possuía um equipamento específico para a observação das estrelas, como os astrônomos, conseguiu ver meteoros verdes, amarelos e laranjas.
O Centro Espacial Nacional no estado de Vitória, disse que meteoros cruzaram o céu com a velocidade entre 150 e 250 km/h, entre 13h45 de domingo e o amanhecer de segunda.
O centro Ross Dowe disse que flashes de luz causados pelos meteoros apareceram dez vezes maior do que a maior estrela ou planeta é vista durante a noite, e formaram faixas de luz coloridas.
Os meteoros Leonid – assim chamados porque vêm da mesma parte do céu que a constelação Leo – caem na Terra todos os meses de Novembro.
O hotel Ayers Rock Resort, na Ásia Central, foi um dos melhores lugares para a observação da chuva, já que está em uma área distante, de céu limpo, e com pouca iluminação.
Visibilidade ruim
Na cidade tropical de Darwin, os astrônomos disseram que as nuvens esconderam a vista, mas os meteoros estavam cruzando o céu.
Já em Sydney, fortes tempestades impediram a vista e forçaram o Observatório de Sydney a cancelar a observação.
A maior parte dos meteoros Leonid tem o tamanho de um grão de sal, e vaporiza na alta atmosfera, não colocando a Terra ou alguma aeronave em risco.