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A Imprescindível Arte de Vender, leia mais…

Guarulhos, 23 de novembro de 2001

Margarete CostaSurpreenda, encante o cliente. Esta é a receita para criar o diferencial e conquistar consumidores nas concorridas vendas deste final de ano e uma das dicas oferecidas no Curso “A Imprescindível Arte de Vender” promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos – Acig. O primeiro módulo do curso realizado no Internacional Shopping em 13/11 levou 40 lojistas ao auditório da Unistore e alcançou excelentes níveis de avaliação. Devido ao sucesso, na noite de quinta-feira (22/11) o treinamento reuniu 90 pessoas no Open Hall Convention Center.

O ministrador do curso foi o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Marco Aurélio Bertaiolli, que também é administrador de empresas e consultor, foi secretário de Indústria e presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes. “O objetivo do curso é propiciar ao comerciante o conhecimento das técnicas e comportamento que vão auxilá-lo a vender mais e a enxergar o mundo de maneira mais prática e produtiva”, declarou.

Entre os tópicos abordados por Bertaiolli estavam motivação para vendas, o poder da informação, valorizando o tempo do cliente, valorização do produto, agregando vendas, as sete chaves para a fidelização do cliente, 100% satisfação, sua excelência- a prestação de serviços, e a arte do imprescindível.

A tônica do seu discurso foi o desafio que as pessoas têm de mudar, saírem do comum e tornarem-se imprescindíveis. “A informação é a chave de tudo, pois ser informado é o diferencial num mundo globalizado. E em todos os dias somos desafiados a mostrar nossa capacidade de adaptação”, acrescentou. Mas aconselhou as pessoas a partirem para a ação: “tenham iniciativa, cordialidade no atendimento e, principalmente, ouçam o cliente, usem os sentidos: através do olhar percebam e sintam. Isso assegura a fidelização”, completou.

Ele usou o exemplo de pesquisa realizada em 2000 com 1 mil consumidores de um shopping center para saber o que levou o indivíduo a optar por determinada loja na hora da compra. Resultado: 20% disseram que o plano de pagamento era adequado, 13% pela reputação da loja, 2% prelo prazo de entrega, 34% porque eram clientes antigos (fidelização), 8% pela localização e 25% fez a escolha após pesquisa de preço. Ou seja, segundo Bertaiolli, preço já não é mais determinante nos dias de hoje devido a estabilidade trazida pelo Real, agora ganha maior peso a fidelização.

O palestrante discorreu ainda sobre as sete chaves do sucesso elencadas pelos maiores empresários norte-americanos: 1ª – Cuidar dos detalhes; 2ª- Ser simpático; 3ª – Tornar-se um ouvinte fiel; 4ª – Superar as expectativas do cliente; 5ª – Garanta 100% de safistação; 6ª – Tenha tempo para os seus clientes, e 7ª – Coloque seus funcionários em primeiro lugar.

Confira alguns depoimentos:

– “O curso é ótimo. Aproveitarei todos os tópicos expostos”, Camila Gomes Serrão (KidsTok)

– “Superou as expectativas. A parte sobre fidelização do cliente foi muito bem exposta”, Raul Teixeira Rodrigues (Flórida Pneus)

– “Achei muito bom, em especial a abordagem sobre vendas, qualidade do atendimento e fidelização”, Daniel D. Sansão (Guaruport)

– “A exposição foi muito eficaz, tanto que encaminhamos 18 funcionários para o segundo curso”, Leonildo da Silva,Ph Clínica Integrada de Tratamento Odontológica.

Veja algumas fotos do curso