O que fazer se você comprou uma passagem da Transbrasil.
Empresas que trocam passagens da Transbrasil até 06/12: *
» Gol – 0300-789-2121
» Varig – 0800-997000
» Vasp – 0300-7891010
» Rio Sul – 0800-997000
» TAM – 0800-123100
» Pantanal – 0800-125833
* Sujeito a confirmação da empresa.
Ligue já com seu bilhete em mãos
Os passageiros com bilhetes já comprados pela Transbrasil, que suspendeu suas atividades nesta terça, poderão embarcar até quinta-feira (06/12) pelas empresas Gol, Varig, Vasp, Rio Sul, TAM e Pantanal. Para estes vôos será cobrada uma taxa de embarque de R$ 30. Os vôos destas empresas, no entanto, têm um número restrito de vagas reservadas aos passageiros da Transbrasil, o que pode dificultar o embarque. Quem não conseguir embarcar até essa data deverá recorrer à Justiça.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) afirma que uma passagem aérea é um contrato, e que a sua quebra pede uma solução legal. O instituto recomenda que todos os gastos sejam documentados, sejam como comprovantes de compra e canhotos de passagens. O Idec disponibiliza em seu site (www.idec.org.br) vários modelos de cartas de reclamação, que poderão ser utilizadas pelos consumidores.
A Transbrasil paralisou suas atividades no início da madrugada desta terça-feira (4/12), porque não conseguiu cumprir um acordo firmado com a distribuidora Shell. A Shell agora se recusa a reabastecer os aviões, que permanecerão no chão indefinidamente, até que o impasse se resolva.