Notícias

Anvisa suspende outra pílula do laboratório Aché

Guarulhos, 07 de janeiro de 2002

Governo brasileiro suspende a venda do Postinor-2, a “pílula do dia seguinte', que é produzida em Guarulhos pelo Laboratórios Aché

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do Ministério da Saúde, determinou que o anticoncepcional Postinor-2, conhecido como “pílula do dia seguinte', tenha a venda suspensa por apresentar na embalagem prazo de validade acima do autorizado.

O prazo descrito é de cinco anos, mas o registro concedido no Brasil é para até três anos. Testes de estabilidade asseguram que esse é o período ideal para o consumo do remédio. Quem produz o medicamento é o laboratório Aché, que tem sua fábrica em Guarulhos.

Outro produto do Aché com irregularidades é o comprimido Tetróide, que teve o lote nº 0000279 (data de fabricação 01/01/2000 e data de validade até 31/01/2002) apreendido por apresentar problemas de dissolução. O medicamento é utilizado no tratamento de tireóide. As informações são do Folha Online.

No ano passado, a empresa teve problemas com o anticoncepcional Femina, que não apresentava as especificações registradas pela Anvisa.