Notícias

Resposta da Enquete

Guarulhos, 08 de janeiro de 2002

O ano de 2001 foi marcado por fatos que chocaram o mundo. Na última enquete realizada pela ACIG, perguntou-se a opinião dos internautas, a respeito do fato que mais marcou o ano de 2001.

A maior tragédia do ano e o fato mais votado, foi o ataque ao World Trade Center e ao Pentágono, onde milhares de pessoas perderam sua vida devido a um ato terrorista planejado por Osama Bin Laden e executado por seus seguidores.

Outro fato que marcou o ano foi a crise financeira que a Argentina ainda está enfrentando. Por causa dessa crise a Argentina foi obrigada a criar uma nova moeda e desvalorizá-la em relação ao dólar, o que levou a população a ficar mais pobre e conseqüentemente a aumentar a dívida externa do país.

Dois outros fatos acabaram empatados, são eles: a desvalorização do real em relação ao dólar e a péssima campanha realizada pela Seleção Brasileira.

(O primeiro ocorreu devido ao ataque terrorista ocorrido nos Estados Unidos, acarretando em demissões de funcionários e até falências de grandes empresas. Já o segundo, foi devido à péssima organização da CBF, onde seus dirigentes desviaram uma grande quantidade de dinheiro para empresas fantasmas, dificultando a atuação do futebol brasileiro.)

O fato menos votado – mas não menos importante – foi o descuido dos políticos em relação ao combate às enchentes no Brasil. Novamente devido à falta de investimento, a população sofreu as conseqüências.

É importante lembrar ao visitante do Portal ACIG que a enquete não tem valor científico, mas apenas informativo. Assim sendo, questões políticas que demandam alta indagação e formação de opinião, deixam de ser consideradas em nossa pesquisa semanal. Lembre-se sempre de votar e expressar sua opinião.




Notícias

Resposta da Enquete!

Guarulhos, 27 de dezembro de 2001

Enquete realizada pelo portal da ACIG, registrou um dado interessante: a grande maioria dos internautas prefere ainda o método antigo de realizar suas compras, ou seja, saindo de casa.

Levando em conta o público que acessa o web site da ACIG, esse dado chega a surpreender, até porque são pessoasreconhecidamente habituadas a toda essa parafernália tecnológica, e porque não, considerar que a internet já faz parte de suas vidas.

O que se deduz desta enquete (lembrando que não possui caráter científico, mas meramente ilustrativo), mesmo com o fenônemo da globalização, as pessoas ainda acreditam que por questões de segurança nas transações, a melhor maneira é sair de casa e efetuar as compras.

Este fator é de extremaimportância, mas devemos considerar as inúmeras vantagens nas compras via internet, como a comodidade e rapidez. Quando uma pessoa adquire um produto pelas lojas virtuais, ela pode fazer isso, como diria “de pijama e chinelão”, sem enfrentar imensas filas nos caixas das lojas.

Um dos grandes receios é a forma de pagamento via cartão de crédito, mas resta saber se podemos confiar neste tipo de transação.

A resposta é bem simples, o número do seu cartão de crédito irá circular na rede até o momento que a transação for efetuada, em seguida o seu número entra para o banco de dados da empresa e fica “armazenado” em um computador ligado à rede, na verdade é aí que está o problema. Se esse computador que armazena essas informações, não estiver com um nível de segurança elevadíssimo, ele com certeza será um alvo fácil para “hackers”. No entanto, a maioria esmagadora das lojas virtuais oferece o máximo de segurança para seus clientes.

A verdade é que num futuro muito próximo, a maior parte das pessoas estará ligada na Internet. Em alguns países isso já é realidade até nas geladeiras: conectadas diretamente ao supermercado mais próximo à residência, é capaz de controlar o estoque de alimentos e fazer pedidos ao supermercado assim que “sentir falta” de algum produto.

Portanto, se você é uma pessoa que não tem confiança nas transações realizadas pela internet, lembre-se então de usá-la para – pelo menos – fazer uma cotação de preços e optar pela melhor condição de aquisição deste produto ou serviço.