Notícias

ACIG é a primeira entidade de classe certificada em QT

Guarulhos, 21 de janeiro de 2002

Com o recebimento de certificado no último dia 16/01 a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos (Acig) teve concluído a implantação do seu programa de Gestão da Qualidade Total. A entrega foi realizada na sede da Entidade e contou com a participação do consultor Agnaldo Simão, representante do Sebrae, instituição contratada para implantar o PQT, e dos gerentes comercial, Maurici Dias Gomes, e administrativo, Antonio, além do assessor jurídico, Adilson Ribas, e da encarregada de Marketing, Luciana Bezerra Santos.

O processo durou oito meses e deu bases sólidas para que a Acig caminhe para a certificação da ISO 9000, conforme avaliou Simão. As mudanças internas foram visíveis, segundo informou o gerente administrativo. “A equipe colaborou muito, mas acredito que o programa tenha sido viável pelo engajamento da Diretoria da Acig, mostrando-se coesa no objetivo claro de implantar a qualidade para melhorar a excelência dos serviços prestados aos associados”, analisa Antonio.

O consultor do Sebrae concorda em gênero, número e grau com esta avaliação. “O fato de ser uma associação dificulta todo trabalho de implatação da Qualidade, que requer uma implantação verticalizada e a incorporação da idéia pelos membros da diretoria. A Acig superou as expectativas tornando-se a primeira associação de classe a ser certificada pelo Sebrae em Guarulhos”, explica Simão.

Maurici Dias Gomes lembra que a Diretoria, conduzida por Anunciato Thomeo Sobrinho, não só colaborou como deu autonomia à equipe para a implantação de sua política da Qualidade, cuja missão é: “Oferecer informações para decisões de crédito, acompanhando as tendências de mercado. Representar e orientar a classe empresarial e contribuir para o crescimento sócio-econômico e cultural da comunidade, mantendo o compromisso com os valores éticos.”

Antonio destacou ainda entre os resultados do programa a integração dos colaboradores, a mudança física (novo layout dos departamentos, maior organização do trabalho), estrutural (compra de novos equipamentos, adoção de uniforme) e comportamental, padronização dos procedimentos e maior comprometimento de todos com a Associação e o cliente.