A qualidade do Banner é fundamental
Banner é aquele desenho retangular, normalmente medindo 468×60 pixels (pixel é o menor pontinho de imagem que pode ser visto na tela do seu monitor), com figuras paradas ou em movimento (gif animado), que serve para anunciar qualquer coisa em um site. Em outras palavras, um tipo de propaganda. Aparentemente banner é uma coisa muito simples de ser feita. Basta juntar algumas imagens e algumas palavras, e… “voilà”. Agora é só publicá-lo em alguns sites e esperar as visitas ao seu site. Certo?
Errado!
Basta ter um mínimo de senso crítico e alguma predisposição à sinceridade para navegar pela internet e descobrir alguns bons banners e outros zilhões deles, muito fracos ou cheio de erros.
Dentre os principais erros encontrados, relacionamos a seguir aqueles que você poderá pagar muito caro pelos poucos resultados.
a) Ausência de link – parece brincadeira mas tem muito disso. Além de chamar a atenção do navegador, espera-se que um banner conduza o navegador a uma ação: clicar nele e seguir para seu site (ou página). Mas sem o link isso deixa de ter sentido e o banner será inútil. Isto não vale só para banner. Serve para botões e links em texto.
A solução para esse problema é uma cuidadosa revisão dos links do seu site e daqueles onde seu banner foi exposto (principalmente se for de graça). Alguns sites oferecem esse tipo de auditoria, a preços geralmente baixos (eventualmente até de graça).
b) Link inútil – é aquele que você clica e é remetido à página “404 error” (página não encontrada). Embora seja uma página muito visitada, ela não é boa nem para o anunciante e nem para o hospedeiro. Ambos perdem o navegador de vista. Por isso é um problema muito sério. Tão sério que existem sites que prestam serviços de localização de links perdidos por meio de programas especiais. Aqui vai uma boa idéia para quem quiser estabelecer um serviço de internet!
c) Mensagem cifrada – neste caso o banner pode até ser atraente, mas você lê seu texto uma, duas, três vezes e não descobre seu significado. Para não se sentir meio burro, o visitante prefere examinar outras mensagens da tela.
Esse é o erro número um dos criadores tipo faça-você-mesmo. Isto pode ser evitado quando a criação do banner é confiada a um profissional experiente. Acredite, ele também já tropeçou nesse problema muitas vezes.
d) Mau gosto – é aquele banner que a gente tira o olho de cima sem querer. Ele espanta. As cores, as formas, enfim, tudo não agrada. Assim como eu, muitas pessoas não nasceram com talento artístico. O jeito é não perder tempo e nem dinheiro: pagar um criador talentoso e aproveitar os bons resultados.
e) Pesado – é aquele com muitas cores, muitos detalhes, confuso! Além disso é mais lento para ser exibido. É como uma vitrine de loja, com zilhares de mercadorias expostas. Em poucos segundos você está perdido. Nem precisa dizer que é o típico banner criado filho “nerd” do vizinho. Mais uma vez a solução é o profissionalismo.
f) Inativo – é aquele que com bom design, simples, de bom gosto, etc., mas … não produz no visitante aquele impulso para clicá-lo. Bonito, mas não produz o essencial: a ação.
Aqui reside o verdadeiro pulo-do-gato da criação de um bom banner. Existem sites americanos especializados em banners, que realizam periodicamente experiências de impulso e ação. Os últimos resultados indicam que os banners do tipo múltipla escolha dão os melhores resultados.