Antecipar queda do juro é saída para elevar as vendas
O comércio no interior do estado já está sentindo o efeito psicológico da redução da taxa de juro básico da economia. Campinas, um bom termômetro do comportamento das vendas no Interior, registrou em março aumento nas vendas a prazo, segundo pesquisa da Associação Comercial e Industrial da cidade.
Boa parte dos empresários reduziu de 5,9% para 4,9% ao mês a taxa cobrada em seus crediários e, com isso, as vendas pelo sistema avançaram 8,4% em março frente ao mesmo período de 2001. As promoções são outro ponto forte para a elevação das vendas. Na capital paulista, o Diário do Comércio apurou recentemente que as redes que reduziram o juro também obtiveram bom resultado.
Para Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo, as empresas que confiarem na política do Banco Central podem se dar bem. “Os varejistas que chegarem primeiro ao orçamento do consumidor tendem a conquistar novos clientes e manter os antigos. Quem se antecipar ganha mais”, aposta ele. O BC, afirma Burti, tem dado mostras de comportamento cauteloso, mas constante na política de redução de juros e há boas chances de os empresários terem dinheiro mais barato em breve.