Uso da web cresce no novo Sistema de Pagamentos
Se as expectativas das maiores instituições financeiras do Brasil se confirmarem, o número de empresas usuárias dos serviços bancários pela internet aumentará ainda mais este ano com o novo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que estreou no dia 22 de abril. “Sem dúvida nenhuma, o SPB traz uma nova realidade para os canais eletrônicos, que passam a desempenhar papel fundamental para o gerenciamento do fluxo de caixa das empresas”, explica o diretor de cash management do HSBC, Ivo Katz.
Como as pessoas jurídicas precisarão mais da internet para consultar suas posições de caixa e carteiras de cobrança para evitar descasamentos entre pagamentos e recebimentos, os bancos estão remodelando seus canais eletrônicos. O HSBC desenvolveu um novo serviço voltado especificamente para as empresas, batizado de Connect Bank. Além de implementar novos produtos de transferências de recursos entre bancos, o Connect Bank oferece aos clientes informações em tempo real para a composição do saldo disponível.
Já o Banco do Brasil (BB) relançou, em 26 de março, seu office banking com o nome “Gerenciador Financeiro”. Sua principal novidade é a inclusão de um conjunto de transações on-line para consulta e simulação de alternativas para equalização do fluxo financeiro das empresas. Segundo o gerente da divisão de Banco Eletrônico para empresas da instituição, Sergio Augusto Kurovski, em um mês o produto do BB teve a adesão de 3 mil clientes.
O Bradesco garante que seu banco eletrônico já atende aos requisitos do novo SPB. Já o ABN Amro Real e o Unibanco estão remodelando seus canais virtuais de comunicação com as empresas. O diretor de cash management do banco Real, Fernando Vallada, diz que em junho um módulo para gestão do fluxo de caixa estará disponível a seus clientes corporativos.