Aumenta investimento nas pequenas empresas
O Brasil tem verificado um número crescente de empresas menores se instalando no País, segundo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Eleazar de Carvalho Filho. “Essas empresas, que teoricamente teriam mais dificuldades em se instalar, porque não têm tradição aqui, oferecem oportunidades de parcerias. Esse tipo de investimento chama a atenção e vale a pena estudar um pouco mais essa nova direção”, disse.
Eleazar da Carvalho participou hoje da Mesa Redonda de Negócios Brasil, evento realizado pela revista The Economist em São Paulo.
Segundo executivos, o BNDES não prioriza investimentos em determinadas áreas, mas as linhas de crédito para as micro, pequenas e médias empresas têm crescido. “O Banco tem essas empresas como uma das prioridades. Nos quatro primeiros meses do ano foi o setor que mais cresceu”, disse. De janeiro a abril foram investidos R$ 2,122 bilhões nessas empresas, o que representa 27% do total investido pelo banco.
O crescimento de 39% nos investimentos nas micros, pequenas e médias empresas neste ano em relação ao mesmo período do ano passado aconteceu, segundo Eleazar de Carvalho, devido a mudança de orientação, à medida que os agentes financeiros têm incentivo maior a aumentar os recursos para essas empresas. “O BNDES está exigindo das instituições que, para terem acesso a recursos para financiar grandes empresas, precisam também aumentar o financiamento das pequenas e médias”, afirmou.
Flavia Bohone