Mudanças: atreva-se é possível
Como é sabido, promover mudanças estratégicas pode representar a salvação de instituições e/ou organizações empresariais. Porém, dependendo de como a mudança é conduzida, pode chegar até comprometer a existências destas empresas. A experiência e muitos estudos têm nos mostrado alguns caminhos que podem ajudar na criação de um ambiente mais favorável, aumentando assim a probabilidade de sucesso nas mudanças empreendidas.
Na visão do especialista Ichad Adizes, existem seis etapas que devem ser respeitadas quando se inicia um processo de mudança significativo:
1. Fazer o diagnóstico (qual é a minha atual realidade?): reconhecer que a organização tem um problema e não pode continuar como está.
2. Construir o empowerment: selecionar falhas pequenas para solução rápida, aumentando a confiança dos participantes para poder lhes delegar responsabilidades.
3. Estudar a missão e os valores: estudar a missão da organização para esclarecer o que se deve fazer e que valores se deve ter.
4. Realinhar a estrutura com a estratégia: analisar a estrutura da organização, levando em conta que ela talvez deva ser modificada para poder cumprir a missão e criar os valores desejados.
5. Reorganizar os sistemas de informação: examinar os sistemas de informação com o objetivo de assegurar que a estrutura funcione corretamente.
6. Reorganizar os sistemas de recompensa: para que as pessoas sintam que foram recompensadas por sua contribuição para a mudança.
Porém, vale destacar alguns erros muito comuns ao processo de mudança:
O fato de não envolver a alta direção e não formar uma equipe apoiada por ela para comandar a mudança, com pessoas que tenham poder suficiente para liderá-la e que consigam trabalhar em equipe.
Satisfazer-se logo com os resultados, deixando de consolidá-los para criar mais mudanças. Precisa-se também contratar, promover ou desenvolver pessoas que possam implantar a visão de mudança e revitalizar o processo com novos projetos, temáticas e agentes de mudança.
Não incorporar as mudanças à altura de empresa: a organização deve chegar a um patamar de desempenho melhor, com um comportamento orientado para o cliente e para a produtividade, através de mais e melhor liderança e uma gestão mais eficaz.
Joaquim Fagundes