Notícias

Até 2005 não há risco de novo racionamento

Guarulhos, 20 de junho de 2002

O risco de um novo racionamento de energia está descartado pelo menos até 2005, segundo o ministro Francisco Gomide (Minas e Energia).

“Temos olhado o horizonte até o ano de 2005 com absoluta segurança. Durante o ano do racionamento, mais os cinco meses de 2002, tivemos 6 mil megawatts colocados em serviço.”

Segundo ele, há o programa de desenvolvimento ao longo deste ano, como o andamento de obras no setor, que também diminuem o risco de novos racionamento.

“Naturalmente tomaremos medidas até o final do ano para que esse horizonte seja expandido [além de 2005]. Há um mês o ministério de Minas e Energia finalmente retomou suas atividades rotineiras e dos processos de planejamento de energia, que não foi feito em 2001, por causa da crise.”

Segundo o ministro, este ano serão feitos dois planos decenais, de 2001 e 2002, para tirar o atraso e chegar ao final deste ano com uma visão muito clara sobre o setor para os próximos dez anos.

O ministro participou hoje de evento promovido pela Abdib (Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base), em São Paulo.

IVONE PORTES