Notícias

Educação e treinamento em alta

Guarulhos, 24 de julho de 2002

As franquias da área de educação e treinamento, que já registraram crescimento significativo nos últimos anos, estão ganhando fôlego extra com um novo perfil que inclui mais cursos especializados. O segmento, que reúne escolas de idiomas e de informática, registrou faturamento no ano passado de R$ 2,6 bilhões, o que representa crescimento de 16% em relação a 2000. O número de redes avançou em proporção ainda maior: 73% no período, o que dá uma idéia do aumento da concorrência.

Só no ramo de treinamento em informática, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) estima para este ano um crescimento de 26% em número de redes. Além das franquias – são cerca de 15 redes, que abrem unidades quase todos os dias – há diversas pequenas escolas que estão sendo abertas em vários locais.

“O índice de natalidade e mortalidade destas pequenas empresas é muito grande”, diz o consultor André Friedhein, sócio da Franchising e Expansão de Negócios (Francap), destacando que a franquia confere maior longevidade aos empreendimentos por causa do suporte do franqueador.

Em razão da concorrência, diz o consultor, as empresas estão sendo obrigadas a buscar diferenciais, seja oferecendo cursos mais especializados, seja explorando novos mercados.

O perfil das escolas mudou muito desde seu nascimento. A procura pelos cursos básicos, embora ainda exista, está dividindo espaço com os mais complexos. No começo, as pessoas iam aprender, grosso modo, a “ligar o computador”. Hoje, muitas já têm um embasamento, adquirido no local de trabalho, e buscam um conhecimento mais aprofundado.

Marcia Furlan