Com prazo para acabar
Por período pré-determinado, a loja oferece um artigo, conquista público e, em seguida, retira-o do mercado. A ação atrai os clientes, incentiva o retorno e é uma boa oportunidade de testar a aceitação de itens que, futuramente, poderão fazer parte do mix do estabelecimento. No entanto, é preciso cuidado para não desapontar o cliente.
Diretor do Centro de Estudos do Varejo (CEV), Luiz Freitas assegura que a estratégia pode ser muito benéfica para o comércio, mas exige pesquisa. “O conhecimento do público-alvo é essencial, assim como dados sobre sua freqüência. Um restaurante que oferece o prato do mês, por exemplo, não pode ter a mesma clientela diariamente”, ressalta.
Para Freitas, o principal atrativo dos chamados produtos temporários é a sensação de constante mudança. Por isso, quem vai todos os dias ao mesmo estabelecimento não se sentirá seduzido pelo item oferecido durante 30 dias consecutivos. Consumidores que recorrem aos mesmo restaurante todos os dias devem ter à sua disposição novidades semanais ou até mesmo diárias.
Yuki Yokoi