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Empresas negociam mais pela internet

Guarulhos, 19 de agosto de 2002

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira(16) revelou que o volume de empresas brasileiras que utiliza a internet para a venda de produtos e serviços cresceu 37% em relação ao ano passado. O levantamento foi realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), em parceria com a consultoria Boucinhas & Campos Internet Business e com a Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham).

Dos 184 empresários brasileiros entrevistados pela pesquisa em 2001, pelo menos 17% responderam que já contavam com o comércio eletrônico para vender produtos e serviços. No estudo deste ano, este número passou para 33%, incluindo o uso integrado de plataformas eletrônicas para realizar vendas pela internet. Já 19% ainda estão desenvolvendo estas ferramentas.

Na análise dos resultados do estudo, revelado em um comunicado da Camara-e.net, o diretor-executivo da associação, Cid Torquato, afirmou que “a soma das duas situações em 2001 indicava que 38% das empresas adotavam a internet como ferramenta de negócios, enquanto que, este ano, a soma alcança 52%, um crescimento de 37% no período”.

O estudo também revelou que empresários brasileiros estão enxergando a internet de forma diferente. Enquanto em 2001, 62% dos entrevistados acreditavam que a utilização do comércio eletrônico não era tão importante para o tipo de atividade de suas empresas, em 2002 este percentual caiu para 40%. Mas o retorno desta aposta na internet ainda não representa muito nos resultados das empresas. De acordo com a pesquisa, realizada em junho, 56% dos empresários revelaram que as vendas pela internet representam até 2,5% do volume total de vendas reais.