Do estoque à vitrine, detalhes fazem a diferença na nova estação
Professor do MBA de Varejo da Universidade Cândido Mendes, José Carlos Freitas ressalta que a renovação é uma das principais estratégias que os lojistas devem adotar para resistir aos seis meses de Verão. Segundo o consultor, facilidades de pagamento e incentivos como bônus também são alternativas para conquistar os clientes em período de economia instável.
– Pelo menos a cada dois meses é preciso renovar o estoque. No varejo, o que não vende em seis semanas precisa ser logo substituído – revela Freitas.
Elementos de comunicação visual nas vitrines e no interior da loja são as formas mais impactantes para o lojista evidenciar novos produtos e destacar a chegada do Verão/2003. Consultor de marketing do Instituto do Varejo (Ivar) e especialista em vitrines, Carlos Roberto Silva enfatiza as tendências Primavera/Verão que estarão em alta.
– As principais são o estilo neo hippie, étnico, com destaque para a inspiração indiana. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com as combinações de estampas. O mais aconselhável é coordenar as peças mais coloridas com as lisas – ensina Silva.
Segundo o consultor, a coerência é outro detalhe que não pode ficar de fora da decoração da loja. Trabalhar com temas de fácil assimilação e evitar elementos que desviem a atenção do produto exposto são outros segredos. “Para compor uma vitrine, por exemplo, usar artigos transparentes pode ser uma boa solução”, afirma. “Além disso, exterior e interior da loja, assim como material de sinalização, devem ter sempre o mesmo tema”, completa.
Impacto com a vitrine que ficará até o natal
Para receber a decoração que se estenderá até o Natal, Silva aconselha uma interrupção, uma espécie de descanso, dos elementos expostos. “A primeira parte da estação vai até outubro. É importante dar uma pausa na decoração externa para que a vitrine de novembro, que fica até o Natal, seja impactante e forte”, ressalta.
Supervisora da Afghan, Fernanda Jucá acredita, sobretudo, no envio de mala direta. Outro cuidado que tem que ser tomado, é renovar, semanalmente, o estoque. Sem esquecer também de oferecer facilidades de pagamentos, importantes no começo da coleção”, diz Fernanda.
Início de coleção também é época de preços baixos, o mês de setembro, tradicionalmente, não é período de vendas aquecidas, apesar das novidades. Por isso, investe em uma seção exclusiva para os produtos em liquidação, de forma a chamar a atenção dos clientes. “Fazer promoção com peças das coleções passadas aumenta muito o fluxo de pessoas na loja.”
Na vitrine
Artigos transparentes evitam poluição visual. Evitar várias peças estampadas no mesmo manequim. Cessar a decoração da vitrine entre outubro e novembro, para que haja impacto quando os produtos do final do ano forem apresentados.
No interior da loja
Seguir os mesmos temas da vitrine. Não esquecer dos cartazes, banners e material informativo.
Promoções
Lançar mão de facilidades de pagamento para atrair clientes, principalmente com o fim das liquidações de Inverno. Sistema de bônus também podem ser utilizados. Ainda aumentam o índice de retorno.
Estoque
Deve ser dividido em fases. Verão, que vai até outubro. Em novembro começa o chamado alto Verão, que engloba o Natal. Há ainda a fase que vai até o Carnaval, que antecede as liquidações. Cada fase deve ter uma coleção própria, com renovação de estoque constante.
Yuki Yokoi