Notícias

Apenas em maio 213 mil vagas formais foram fechadas, mostra o IBGE

Guarulhos, 26 de junho de 2015

O contingente de pessoas com carteira assinada diminuiu 1,5% na média de janeiro a maio deste ano em relação a igual período de 2014, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, 181 mil pessoas perderam o emprego formal no período. Desde 2004 não havia redução no emprego com carteira assinada para a média de janeiro a maio.

Apenas em maio, o emprego com carteira recuou 1,8% ante maio de 2014, uma redução de 213 mil vagas formais. O fechamento de postos na indústria é o principal culpado, responsável por 116 mil vagas.

Outro dado alarmante retrata o problema entre os mais jovens. O desemprego entre eles continua aumentando de forma mais intensa do que nas demais faixas etárias. Em maio, a taxa de desocupação entre os jovens de 18 a 24 anos atingiu 16,4%, contra 12,3% em maio do ano passado, segundo o IBGE.

“Enquanto isso, o governo mantém o discurso de que a crise vem de fora e, ao invés de cortar na própria carne, faz ajuste fiscal sobre a população e o empresariado que tenta gerar empregos”, lamentou o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar.