Notícias

Demissões em julho atingem 157 mil com carteira assinada

Guarulhos, 22 de agosto de 2015

O emprego continua em baixa: dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgados na última sexta-feira, 21/08, mostram que em julho foram fechados 157.905 postos com carteira assinada no País.

O número, que resulta da diferença entre admissões (1.397.393) e demissões (1.555.298), representa uma queda de 0,39% no total de trabalhadores formais em comparação ao mês anterior.

O resultado de julho representa a menor geração de empregos para o mês desde 1992, início da série histórica. Segundo o MTE, no acumulado do ano houve perda de 494.386 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o recuo foi de 778.731 postos na série ajustada.

O ministro Manoel Dias disse que a expectativa é de que até o final do ano o País retome o crescimento dos empregos. Essa retomada, de acordo com o ministro, deve vir do aporte de recursos que o governo vem fazendo para estimular as atividades econômicas. Dias citou como exemplo a liberação de R$ 3,1 bilhões do Banco do Brasil para o setor automotivo.

“Difícil acreditar no ministro e no governo, como um todo. Desde o início da crise eles tentam vender a ideia de que não há com o que se preocupar. Agora, com a realidade cruel, dizem que tudo vai passar rápido”, lamenta o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar.

(Com informações do Diário do Comércio)