Guarulhos,
26 de
outubro de
2016
Duas especialistas falaram sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama e de se diagnosticar precocemente a doença, no IX Fórum da Mulher Empreendedora de Guarulhos. O evento foi realizado nesta terça, 25/10, no Parque Shopping Maia, e organizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos).
A doutora Silvia Cândido Mauro, diretora técnica do Instituto de Oncologia de Guarulhos, apresentou a primeira palestra do dia: “Câncer de Mama na Atualidade”.
“É o segundo câncer mais frequente entre as mulheres brasileiras. A expectativa é que haja 150 mil novos casos no Estado de São Paulo e 450 em Guarulhos por ano”, disse.
Silvia listou quais são os fatores de riscos para contrair a doença: “Primeira menstruação precoce, menopausa tardia, não ter filhos, reposição hormonal, sedentarismo, obesidade, tabagismo, genética, entre outros”.
Para as mulheres diminuírem as chances de ter câncer de mama, a doutora afirmou que elas precisam fazer atividades físicas e exames médicos periódicos.
“Chance de cura aumenta em 85℅ com o diagnóstico precoce. A mamografia é muito segura e as mulheres devem fazer. É importante. Caso tenha parentes que tem ou já tiveram câncer, é recomendável começar a fazer mamografia aos 35 anos, embora nove entre dez casos ocorram em mulheres sem histórico familiar. Praticar exercícios e se alimentar de forma saudável diminuem o risco em até 30%”, salientou.
A segunda palestra do fórum foi ministrada pela professora da Universidade de Guarulhos (UnG), Susi Quevedo. Ela abordou o tema “A Importância da Prevenção e do Autoexame da Mama”.
Durante treinamento, ela explicou as diferenças entre os métodos contraceptivos e as suas utilizações. Falou também quais as vantagens e as desvantagens de cada um, além de mostrar os seus graus de confiabilidade.
“O controle e a ida ao médico são extremamente importantes. Não importa o método que utilize. Isto também serve para as doenças sexuais transmissíveis. Tudo tem tratamento. O olhar, o cuidado e a consulta são fundamentais. Apareceu uma pinta ou uma verruga que mudou de cor no órgão genital, procure o médico.”
Por fim, a professora desmitificou algumas recomendações feitas para as grávidas, mostrou os ciclos femininos e reforçou a importância da prevenção em relação ao câncer de mama.
“Pode fazer sexo e exercícios físicos. Claro que com cautela”, ponderou. “Exames como a mamografia e o Papanicolau são desconfortáveis para as mulheres, mas elas não podem deixar de fazer”, finalizou.