Notícias

Vendas do varejo caem 7,2% em novembro, informa ACSP

Guarulhos, 30 de janeiro de 2017

A pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (entidade parceira da ACE-Guarulhos), revelou que o volume de vendas do varejo paulista caiu 7,2% em novembro de 2016 na comparação com o mesmo mês de 2015. Foi uma retração menos intensa do que a apresentada em outubro, quando o encolhimento foi de 11,9%.

Essa melhora se explica fundamentalmente pelo melhor desempenho da Black Friday em 2016 e também pelo dia útil a mais em novembro do ano passado.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), William Paneque, os números não podem ser vistos com tanta euforia. “O próprio estudo mostra que a queda foi menos acentuada por causa uma ação pontual, que ocorre uma vez por ano. O ideal é que a diminuição fosse algo perene”, salientou.

Todas as 20 regiões paulistas registraram queda no volume de vendas em novembro frente ao mesmo mês de 2015. As maiores retrações ocorreram no Litoral (-15,3%) e no Alto do Tietê, onde fica Guarulhos (-12%).

Presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti também manteve a cautela. “A desaceleração da queda em novembro não indica, ainda, uma retomada. Pode ter havido, durante o período da Black Friday, antecipação das compras natalinas. De qualquer forma, a redução mais intensa dos juros por parte do Banco Central deverá ajudar na futura recuperação do varejo”, avaliou.

A pesquisa ACVarejo também apontou que, no período de janeiro a novembro, o varejo do Estado acumulou retração de 6,2% sobre igual período de 2015. Os dados abrangem o varejo ampliado, que inclui automóveis e material de construção.