Abertura de Congresso da Facesp é marcada por comemoração pelo fim do AR
Presidente William Paneque esteve presente, ao lado do governador Geraldo Alckmin
Mais de mil pessoas se reuniram na noite de quarta-feira, 22, no Hotel Tauá, em Atibaia, para a abertura do 18º Congresso da Facesp, com presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O tema desta edição do congresso é inovação.
O assunto que dominou os discursos e as rodas de conversa foi a aprovação, na noite do dia 21, do PL 874/2016, que acabou com a obrigatoriedade do envio de correspondência com aviso de recebimento (AR) antes da inclusão de consumidores inadimplentes em cadastros negativos.
“Não queremos sujar o nome do consumidor. Quem é o comerciante que quer punir seu cliente? Queremos ajudá-los a não se endividarem”, frisou Alencar Burti, presidente da Facesp.
Alckmin lembrou que, quando a Lei do AR foi aprovada, em 2015, foi vetada por ele. “O interesse coletivo é órfão e reprimido pelas grandes corporações. Hoje, no Brasil, os cartórios são muito fortes. E temos que ter uma agenda de modernização, de desburocratização, de redução de custos e simplificação”, apontou.
O presidente Paneque lembrou da longa batalha. “São dois anos de luta, de conversas com deputados de nossa região. Mas o resultado foi o melhor para o bom pagador e até mesmo para o inadimplente, que terá custo reduzido para se regularizar”, afirmou.
Nesta sexta-feira, dia do encerramento do congresso, a ACE-Guarulhos pode levar para casa o terceiro troféu ACMais, prêmio da Facesp para as ACs que praticam as melhores práticas. A entidade guarulhense disputa o ACMais na categoria Gestão com as cidades de Mogi das Cruzes e São José dos Campos.