Na ACE, especialista afirma que adesão ao Cadastro Positivo já está acontecendo
Superintendente da Boa Vista SCPC diz que mudança é cultural, mas que maturação deve ocorrer em pouco mais de um ano no País
A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos recebeu, na manhã desta terça-feira, 30/01, o superintendente de Cadastro Positivo e de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC, Pablo Nemirovsky, para uma palestra sobre os benefícios que o mecanismo pode trazer para o ambiente de crédito no Brasil.
Segundo o especialista, o Cadastro Positivo representa a possibilidade de aumentar a oferta de crédito com risco menor. “Ganha a empresa, que aumentará as vendas, e ganha o consumidor, que terá crédito mais barato”, afirmou Nemirovsky.
Em sua apresentação, o executivo da Boa Vista demonstrou o histórico do Cadastro Positivo na legislação, explicou os benefícios e, usando exemplos de mercados já maduros – como o norte americano -, explicou que é preciso uma mudança cultural do brasileiro para que a ferramenta se consolide. “Esta mudança já está ocorrendo. Nós temos realizado testes e temos modelos de score [unidade que o mercado utiliza para medir o risco que determinado consumidor representa] que já mostram benefícios”, disse.
“Esses modelos vão ficar cada vez melhores à medida em que as fontes continuarem enviando as informações dos consumidores. A cada mês nós temos novas fontes, como grandes instituições financeiras, novos tipos de informação entrando no sistema e gerando modelos melhores. A maturidade já está acontecendo. Com a efetiva mudança da lei, é uma questão de 6 a 12 meses para ser perceptível a todos a melhoria do ambiente econômico e de crédito”, completou.
O encontro foi aberto pelo superintendente da ACE, Maurici Dias Gomes, e o gerente comercial Marcos Marthos. Para o presidente William Paneque, o tema é de suma importância, já que a questão do crédito está em discussão com a conquista das associações comerciais na derrubada da Lei do AR, em dezembro. “Aderindo ao Cadastro Positivo, o empresário poderá aumentar as vendas utilizando dados positivos e reduzindo o risco de inadimplência. É possível, também, melhorar a segmentação do público devedor, otimizando o processo de cobrança”, afirma.