CME

CME-Guarulhos se reúne na Facesp para definir estratégias para 2018

Encontro aconteceu na semana passada, em São Paulo

Guarulhos, 07 de março de 2018

Por Edna Pinson

Conselheiras do Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACE-Guarulhos participaram da reunião do CME Facesp, realizada na terça-feira, 27/02. A proposta do encontro foi definir ações e estratégias para 2018.

Um dos principais problemas debatidos no encontro foi a acentuada redução da presença das representantes dos CMEs nos encontros mensais da Facesp. Diagnóstico da entidade aponta que esse comportamento é devido à distância e ao alto custo para deslocamento, principalmente das conselheiras do interior para a Capital.

Propostas foram lançadas e debatidas e todas envolvem o uso de ferramentas tecnológicas para reduzir distância ou estimular a participação efetiva e presencial nas reuniões. As propostas serão estudadas para verificação de viabilidade.

A reunião foi presidida pela coordenadora geral do CME, Fádua Sleiman, e contou com a participação de CMEs de várias cidades do Estado.

Conselho Nacional da Mulher Empresária
À tarde, o encontro tomou proporção nacional e foi iniciada a primeira reunião do CNME (Conselho Nacional da Mulher Empresária), da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), com a participação das diretoras de CMEs de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Belém do Pará, Distrito Federal, Amapá, Bahia, Minas Gerais.

As discussões prosseguiram até o dia seguinte, sob coordenação da presidente do CNME, Neiva Kieling, de Santa Catarina, e envolveram ações e estratégias para desenvolvimento de empresárias e empreendedoras de todo o Brasil e relações internacionais.

Marketing digital
O encontro reservou às conselheiras um “plus” de formação com palestra sobre Marketing Digital, proferida por Felipe Martins, CEO da agência Boigy Strategy. Ele falou sobre a importância das ferramentas digitais e mídias sociais nos negócios, enfatizando que não há mais possibilidade de prosperar nos negócios sem tecnologia. O que explica isso é a internet que é usada para tudo, rompendo fronteiras comerciais, barreiras sociais e aproximando e ampliando mercados.

Martins explicou e tirou dúvidas sobre o uso das redes sociais para engajamento, abertura de novos mercados e alianças com novos parceiros comerciais e clientes.

Representaram o CME-Guarulhos: Áurea Caccia, Angélica Palermo, Regina Yabu Pavanello, Marília Lima, Irene Araújo, Camila Amato, Edna Pinson, Iris Martins, Jane Carla, Luciane Monteiro.