ACE-Guarulhos vai à Câmara e pede manutenção do congelamento do IPTU para 2025
Entidade entregou ofício nas mãos do presidente do Legislativo, vereador Ticiano, que se comprometeu a levar a demanda ao prefeito Guti
A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) quer a prorrogação dos valores cobrados pelo Município de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2025. Na tarde desta quinta-feira (17/10), a entidade entregou um ofício solicitando a permanência do congelamento ao presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, vereador Ticiano (PSD).
Acompanhados do vereador Geleia Protetor (PSD), o presidente da ACE, Silvio Alves, e o vice-presidente de Assuntos Jurídicos, Alonso Alvares, entregaram o documento e conversaram longamente sobre o tema com Ticiano. “O aumento do IPTU, congelado nos últimos sete anos, terá um impacto negativo nos custos operacionais das empresas. E isso vai prejudicar toda a população”, disse Silvio.
Alonso Alvares afirmou que, se houver o aumento acumulado, o valor será elevado e prejudicará demasiadamente aos contribuintes, sejam pessoas jurídicas ou físicas. No caso empresarial, afetará a competitividade, a geração de empregos e a manutenção dos estabelecimentos comerciais e industriais.
A ACE argumenta que a manutenção da política tributária é um importante incentivo para a retomada econômica local, que ainda se ressente da pandemia de Covid-19.
O presidente Ticiano se mostrou simpático à demanda da entidade e disse que encaminhará o pleito dos empresários locais ao prefeito Guti e vai dialogar em favor da demanda. “A competência para legislar sobre política tributária é exclusiva do Executivo. Nós podemos falar com o prefeito e pedir a manutenção”, declarou.