Analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central (BC) para o Relatório Focus preveem preços em alta e economia em baixa ao final deste ano. Pela sexta semana seguida eles elevaram a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), projetado agora em 8,37%, contra 8,31% da semana anterior. Para o PIB, a previsão é de que recue 1,24%, contra 1,20% estimado na semana anterior.
De acordo com o relatório do BC, a previsão do mercado financeiro para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 passou de retração de 1,20% para -1,24%. Os especialistas acreditam ainda que o Comitê de Política Monetária (Copom) elevará a taxa básica de juros, a Selic, em mais 0,5 ponto porcentual na semana que vem, para 13,75% ao ano. Eles esperam que a taxa seja mantida nesse patamar até o final do ano.
“É triste, mas muitos acreditaram no ‘país de maravilhas’ propagandeado até outubro de 2014. O pior é que mesmo quem percebeu o que viria, pagará por políticas econômicas equivocadas”, lamentou o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar. “As ações desastradas do governo atingirão a população e os geradores de empregos”, concluiu.
A ação mais recente do Copom foi a de aumentar a taxa básica de juros de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano. A próxima reunião do comitê está marcada para 2 e 3 de junho. Para o fim de 2016, a previsão para a Selic média passou de 12%, onde estava pela quinta semana seguida, para 12,25% ao ano.
(Com informações do Diário do Comércio)