A Embratel está lançando um alerta sobre um novo tipo de fraude que usa o serviço “Siga-me” oferecido pelas operadoras locais para quem quer redirecionar as chamadas para o seu número de telefone para algum outro número, por exemplo, ao viajar.
Segundo a Embratel, fraudadores induzem as pessoas que dispõem deste serviço em telefones fixos, em vários Estados, a redirecionar as chamadas para celulares que, na maioria dos casos, ficam no Rio, em Petrópolis(RJ) e em Vitória (ES).
Muitas vezes, a vítima só vai perceber que programou seu telefone para que as chamadas fossem recebidas em outro número quando chega a fatura cobrando os interurbanos das ligações feitas para os celulares pelos fraudadores, que nos casos citados pela operadora variaram de R$ 100 a até R$ 6 mil.
A supervisora de Controle de Fraude da Embratel, Sandra Monteiro, disse que a empresa recebeu cerca de 60 reclamações desse problema, mas o número pode ser maior.
A empresa alerta a população para evitar reprogramar seus telefones se receberem ligações de pessoas que se identificam como funcionários de empresas telefônicas pedindo para que o cliente digite uma série de números em seu aparelho como condição para participar em algum tipo de concurso.
Segundo a gerente da Diretoria Jurídica da Embratel, Silvana Guerino, a empresa entende que deve receber pela ligação interurbana feita e que, deve pagar a conta “quem ofereceu o serviço do Siga-me, que é a operadora local”.