Quero aumentar meu score, o que fazer?
Você tem dificuldade para conseguir boas condições de crédito ou melhores ofertas de empréstimo? Seu score provavelmente não convence a instituição financeira. É ele quem define essas possibilidades e norteia as condições e benefícios na hora de conseguir recursos. Neste momento, você deve estar se perguntando: “quero aumentar meu score, o que devo fazer?”. Fique tranquilo: esse texto foi feito para isso. Confira!
O que é score?
Score de crédito é uma pontuação que indica se o risco de crédito é bom ou ruim. De maneira simples, quanto menor o score, maior o risco. Ele é resultado do relacionamento e dos hábitos de pagamento do cidadão com o mercado de crédito. É uma análise estatística.
Se uma empresa deixar de pagar seu fornecedor, a fórmula da análise gerará um score baixo. Da mesma forma, o cidadão que não paga o cartão de crédito verá sua pontuação cair.
Como funciona o score?
Cada usuário é pontuado de 0 a 1.000 pontos, e o score é calculado a partir da análise de alguns fatores, como:
- Histórico de dívidas que levaram à negativação do nome;
- Pagamentos de contas dentro do prazo;
- Dados cadastrais atualizados;
- Relacionamento financeiro com empresas.
Quando o score fica abaixo de 300 pontos, há um alto risco de inadimplência. Entre 300 e 700 pontos, o risco é médio. Acima de 700 pontos, baixo risco.
Se a empresa ou indivíduo possui um score alto, considera-se que possui maior chance de honrar seus compromissos financeiros. Por isso, poderá ter acesso facilitado ao mercado. No relacionamento corporativo, o score é uma informação importante para a tomada de decisões. Por isso, é muito comum um empresário dizer “quero aumentar meu score de crédito”.
Cada informação coletada tem um peso diverso, definido a partir de estudos comportamentais de grupos de indivíduos, que possuem características financeiras semelhantes. A partir disso, compara-se os resultados obtidos para calcular a pontuação.
Quero aumentar meu score, o que fazer?
Pessoas físicas e jurídicas podem adotar algumas práticas para aumentar o score. Todas elas se relacionam à melhor organização financeira. Veja a seguir nossas dicas:
- Mantenha seus dados cadastrais atualizados;
- Pague as contas no prazo; em situações de atraso, não deixe o fato perdurar a ponto de gerar a negativação do nome junto aos órgãos de proteção ao crédito;
- Tenha responsabilidade ao assumir compromissos de empréstimos (as parcelas não podem ser maior do que 30% do faturamento);
- Evite utilizar muitos cheques, o que caracteriza compradores de má-fé (cheques sem fundos);
- Evite o uso de cheque especial;
- Não estoure os limites de cartões de crédito;
- Não busque crédito em variadas instituições em um curto espaço de tempo, pois isso reflete nas consultas de CNPJ;
- No caso de nome negativado, pague todos os credores (neste caso, o score demorará um pouco para subir).
O score é muito importante para a análise de crédito, especialmente com o auxílio da ferramenta Família Acerta. Leia nosso texto sobre essa análise e entenda a importância para a sua empresa!