Notícias

Aviões batem em edifício do World Trade Center em NY

Guarulhos, 11 de setembro de 2001

Reprodução de TV da torre do World Trade Center atingida por um avião

Dois aviões se chocaram hoje pela manhã, por volta das 8h48 (9h48 de Brasília), com as torres do edifício World Trade Center, em Nova York. Ainda não há detalhes sobre o acidente, mas o prédio está pegando fogo.

A torre norte do Wolrd Trade Center foi a primeira a ser atingida. Segundo informações ainda não confirmadas, o avião atingiu entre os andares 80 e 86 do norte. Em seguida, o segundo avião chocou-se com a torre sul do edifício.

Testemunhas que estavam próximas ao local do acidente afirmaram que o avião era um Boeing 737, mas não a informação não é oficial. Há a possibilidade de ser um ato terrorista.

O World Trade Center é o prédio mais alto de Nova York, tem 417 metros de altura, 38 mil metros quadrados de lojas e as famosas torres gêmeas, de 110 andares.

O edifício é o quinto mais alto do mundo e o segundo dos EUA (só perde para a Sears Tower, de Chicago, com 443 metros). Mais de 40 mil pessoas de 430 companhias de 28 nacionalidades diferentes trabalham no local.

O World Trade Center começou a ser construído em 1970. Foi uma iniciativa do governo estadual de revalorizar a área sul da ilha de Manhattan, já dominada então por bancos e corretoras, mas sem lugar para crescer.

Desde então, virou ponto turístico e chegou a ser palco de vários suicídios na primeira década de existência. De seus dois terraços, é possível enxergar a Estátua da Liberdade ao sul, o bairro do Brooklin a oeste e a cidade de Nova Jerrsey a leste. Em fevereiro de 1993, o prédio sofreu um ataque terrorista a bomba que matou seis pessoas.