As filas, o mau atendimento e as tarifas são as principais reclamações dos paulistanos contra o setor mais lucrativo do Brasil, os bancos. Essas também foram as principais reclamações anotadas pelo Banco Central (BC), na pesquisa de reclamações contra instituições financeiras, divulgada segunda-feira.
O BC divulgará mensalmente a lista dos dez bancos com maior número de reclamações. Nesta primeira pesquisa, o primeiro lugar ficou com o Santander-Banespa – mesmo banco que ficou em primeiro lugar na pesquisa da consultoria Economática, sobre os bancos com maior rentabilidade na América.
O piloto Luís Ferraz tem conta-corrente há três anos e já teve muitos problemas com o banco. Ele reclama que perde muito tempo em filas e que o atendimento de algumas agências é péssimo. “Todos os bancos têm mais de cinco caixas, mas só dois funcionam. Aí, as filas são enormes. Às vezes, dá vontade de deixar as contas atrasadas e mandar o banco pagar as multas.”
Ferraz ressalta que as taxas cobradas são absurdas. “Se o atendimento fosse bom, ninguém reclamaria de pagar as taxas.”
A esteticista Suzana Berezovsky vai ao banco quatro vezes por semana. “Não agüento mais ficar em pé na fila. Todo dia perco o maior tempo e alguns bancos nem água oferecem aos clientes. Já cheguei a ficar quase uma hora na fila.”
“Por causa da porta giratória na entrada das agências, meu marido quase tirou a roupa”, comenta a administradora Mônica Parisi. Sempre que vai ao banco, ela já perde tempo só ao passar na porta. “Um dia chamei o gerente, pois o segurança não me deixava entrar e minha bolsa já estava vazia.”
Mônica também reclama das filas e taxas. “Já fiquei mais de uma hora na fila para pagar uma conta. É absurdo. E as as taxas que eles cobram e nem explicam?”
A bancária Sany Andréia dos Santos teve problemas com cartão. “Fui pagar a fatura do cartão de crédito em dinheiro, no caixa da agência. A funcionária disse que a agência não recebia o pagamento e me mandou para o caixa eletrônico.”
“Tinha uma conta no Banespa e, decidi encerrar devido às taxas cobradas”, diz o assistente de administração André Luiz Ramos. “Só depois avisaram que eu teria de pagar taxas num total de R$ 39,17. Nem sabia de onde vinham tantas taxas. Deveriam avisar os clientes.”
THAÍS ANDRIOLIM