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Bares oferecem refeição de graça para atrair clientes

Pague um e leve dois. Ou melhor, volte ao bar da semana passada e consuma todos os pratos escolhidos outra vez de graça. A receita tem garantido a freqüência de clientes nos bares da rua dos Pinheiros, no bairro de mesmo nome, em São Paulo. A estratégia é fidelizar os consumidores pelo estômago nos dias de menos movimento no local, garantindo o consumo de todos os pratos que o cliente escolheu nos dias de grande movimento, como sextas, sábados e domingos.

A iniciativa foi criada pelo dono do bar El Kabong, em 1997, e continua sendo implantada pelos bares que abrem suas portas na região. A estratégia foi desenvolvida a partir do dia do drink gratuito, realizado às quartas feiras. Na ocasião, o segundo drink solicitado pelo cliente era por conta da casa. Na ponta do lápis, a opção de oferecer gratuitamente as refeições aos clientes que voltam na segunda e terça-feira sai mais barata que manter o custo fixo da casa aberta sem movimento. Sem falar no peso que a propaganda boca a boca tem nesses casos. “A promoção é uma marca da casa. Nem pensamos em retirá-la”, diz o sócio proprietário do El Kabong Eli Abada. Segundo Abada, o custo dos pratos oferecidos é diluído pelo aumento na freqüência de clientes ao longo da semana. “Se vendo 3 mil pratos por semana e tenho um retorno de 500 clientes na segunda e na terça para aproveitar a promoção, o custo é de 20% do preço do prato com a campanha”, explica.

A promoção dos bares da rua dos Pinheiros funciona da seguinte forma: após o pagamento da conta nos dias de sexta, sábado e domingo, o cliente recebe um cupom para preencher com os seus dados pessoais e consumir todos os pratos que pediu em sua ida anterior ao estabelecimento. Via de regra, ficam de fora da iniciativa apenas entradas, sobremesas e pedidos para viagem. O direito de uso é gratuito é concedido para os dias de menor movimento, com segundas e terças. O El Kabong, por exemplo, possui um cadastro de 50 mil clientes através do projeto. “Ainda não desenvolvemos ações específicas para os nossos consumidores, mas em breve estaremos reforçando todo esse trabalho de fidelização”, diz Abada. O aumento no número de clientes deu tão certo no El Kabong que as filas às segundas e terças chegam a ser maiores que no final de semana. “Deixamos de pagar por um custo fixo que ficava ocioso para ampliar o número de freqüentadores. Os clientes aproveitam a oportunidade para consumir pratos que não consumiriam se tivessem que pagar pela conta inteira”, afirma Abada.

No bar Esquina Paulista, também na rua dos Pinheiros, cerca de 85% dos consumidores que recebem cupons da promoção voltam para consumir os pratos de graça nos dias de menor movimento. Mais importante ainda: voltam acompanhados. “As pessoas trazem pelo menos dois amigos e o consumo sempre é mais alto que na conta anterior. Mais que uma promoção é uma estratégia de trabalho”, diz o sócio do estabelecimento Gustavo Frambach. No Esquina Paulista, o cadastro dos clientes será utilizado como canal de divulgação para os novos projetos do bar, como a programação de música ao vivo e o cardápio de pratos exóticos servidos no final de semana.

Isabela Barros

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