Bin Laden pode ter bomba com radiatividade
O líder terrorista saudita Osama bin Laden pode estar mais perto do que se imaginava de desenvolver uma arma nuclear artesanal, informou ontem o jornal “The Washington Post”.
Chamado de “bomba suja”, o artefato é feito com material altamente radioativo ligado a explosivos convencionais.
“A bomba é feita para matar ou ferir não através de sua força explosiva, mas criando uma zona de radiação intensa que poderia atingir várias quadras de uma cidade”, diz o jornal.
Segundo o “Post”, esse foi um dos fatores que pesaram na decisão dos EUA de emitir um novo alerta sobre possíveis ataques. O governo, no entanto, negou.
O jornal afirmou que as informações a respeito da chamada “bomba suja” surgiram a partir do interrogatório de membros da Al Qaeda e de provas reunidas no mês passado em instalações da rede terrorista, no Afeganistão, por agentes da CIA e soldados das forças especiais americanas.
“A preocupação é grande o suficiente para que alguns países tenham adotado procedimentos de extrema segurança nas suas fronteiras, incluindo o crescente uso de aparelhos que medem radiação”, publicou o jornal, citando fontes anônimas.
O diagrama de uma “bomba suja”foi encontrado em uma instalação do Taleban ou da Al Qaeda no Afeganistão nas últimas semanas.
O jornal diz que informações recentes de inteligência descreveram um encontro no ano passado no qual Bin Laden estava presente, quando um de seus associados mostrou um recipiente que supostamente continha material radioativo.
Os EUA estavam tão preocupados com as informações que pediram aos governos aliados para ajudar a determinar se esse homem entrou em seus países.
“A vigilância e a fiscalização nas fronteiras aumentaram substancialmente na Arábia Saudita. Autoridades nesse país não procuram apenas material radioativo, mas também equipamentos e tecnologia que podem ser usados em um artefato nuclear”, diz o jornal.
Com agências internacionais