Notícias

BNDES financiará joint-ventures entre MPEs

Guarulhos, 10 de setembro de 2002

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, ressaltou a importância para o país da participação das pequenas empresas nos esforços para o aumento das exportações. E reafirmou o compromisso do governo em incentivar e apoiar a formação de joint-ventures entre pequenas empresas brasileiras e empresas estrangeiras, como forma de abrir novos mercados. Especialmente na América Latina.

– A integração com outros países do continente virá mais pelo trabalho das empresas, estimulando a circulação de pessoas e de capital, do que de ações dos governos – afirmou Amaral.

Na prática, esse incentivo à formação de joint-ventures deverá se materializar primeiro em uma nova linha de crédito aberta pelo BNDES. Segundo o presidente do banco, Eleazar de Carvalho, está praticamente certo um aporte de US$ 1 bilhão, por parte do BID, para o financiamento de exportações no Brasil, a ser anunciado em junho de 2003. O objetivo é destinar uma boa parte desta quantia para o financiamento das exportações de pequenas empresas e à formação de joint-ventures. através da liberação de recursos, sob demanda, para inserção das empresas brasileiras no cenário internacional.

– Não tem um montante específico. O que jé está estabelecido é a modalidade de crédito para internacionalização das empresas brasileiras – disse Eleazar.