Brasil ocupa 7º posição no mercado mundial de cartões de crédito
O Brasil manteve a sétima colocação no ranking mundial de transações com cartões de crédito, totalizando 938 milhões de operações realizadas, alta de 10% em relação aos 853 milhões de transações realizadas em 2001, o quarto maior entre os dez primeiros do ranking. O resultado integra um estudo divulgado pela Credicard.
Outro número considerado positivo é o potencial de crescimento do mercado nacional de cartões de crédito em comparação com outros mercados, uma vez que a quantidade de transações mensais por cartão é relativamente baixa no país – 1,9.
Além disso, a penetração na população economicamente ativa, o número de cartões e a quantidade de transações por portador são bem abaixo daqueles observados no mercado norte-americano, por exemplo.
Os Estados Unidos ocupam a liderança no mercado mundial em quantidade de transações, seguidos por França, Reino Unido, Japão, Canadá, Coréia do Sul, Brasil, Austrália, Espanha e Turquia.
Em 2002, as maiores taxas de crescimento do número de transações ocorreram em mercados asiáticos, em especial na Coréia do Sul e no Japão, que cresceram 32,4% e 29,4%, respectivamente, e também na França, que cresceu 12,2%.
Apesar da liderança no mercado mundial no ano passado, os Estados Unidos perderam participação em volume de transações e em cartões, principalmente para o mercado asiático, que foi o grande destaque do ano passado.
Enquanto a participação da Ásia/Oceania no volume de transações passou de 24% para 24,9%, a fatia dos EUA diminuiu de 44% para 42%, enquanto a América Latina caiu de 2,9% do volume para 2,5%.
Com relação ao número de cartões, o Brasil obteve um crescimento de 5,5 milhões de plásticos em 2002, que elevou o total no ano para 40,8 milhões, o que representou cerca de 50% da expansão na América Latina. O continente elevou sua participação de 6,4% para 6,6% no total mundial, sendo que o Brasil detém 44% dos plásticos da América Latina e 2,9% dos plásticos do mundo.
Entre os dez maiores mercados, os países que registraram maior crescimento do número de cartões em 2002 foram Taiwan (32%), Coréia do Sul (20,6%) e Brasil (15,4%). A expansão dos EUA foi de 5,7%.
A forte substituição de outros meios de pagamento pelo cartão de crédito no Brasil pode ser mensurada pela participação das compras com cartão sobre o consumo privado, que em 2002 foi de 8,8%.
Essa taxa indica que o mercado brasileiro é o mais avançado da América Latina na cultura do cartão de crédito. No México, a participação do cartão de crédito no consumo privado é de 6% e nos EUA, de 19,6%.