Brasil se complica nas eliminatórias, mas nem tanto!
A derrota no clássico sul-americano para a arqui-rival Argentina, na noite de ontem, por 2 a 1, frustrou os jogadores brasileiros, mas não atrapalhou a matemática do técnico Luiz Felipe Scolari para levar o país à Copa do Mundo de 2002.
Apesar do revés, o Brasil permanece em uma posição “confortável” para alcançar uma das três vagas restantes à América do Sul no Mundial.
O time de Scolari tem 24 pontos, mesma pontuação do Uruguai, mas leva vantagem no saldo de gols, e terá pela frente adversários mais fracos que os dois principais concorrentes _Uruguai e Equador_ no restante da competição.
O Brasil enfrentará o Chile e a Venezuela, ambos em casa, e pega a Bolívia, na altitude de 3.600 m de La Paz. Todos os três rivais não têm mais chances de se classificar.
Além de um confronto direto, na penúltima rodada, Uruguai e Equador terão partidas mais difíceis que os brasileiros.
Os uruguaios, que venceram o Peru por 2 a 0, na quarta-feira, enfrentam na próxima rodada a Colômbia, que mantêm chances remotas de chegar ao Mundial. Depois pegam os equatorianos, em Quito, e encerram sua participação no torneio contra a líder Argentina.
Para chegar pela primeira vez à Copa, o Equador, que soma 26 pontos, terá pelo caminho a Bolívia, em La Paz, na próxima rodada. Em seguida, joga pela última vez em casa, contra o Uruguai, e, por fim, pega o Chile, em Santiago.
O destaque da 15ª rodada da seletiva sul-americana foi a goleada do Paraguai sobre a Bolívia, por 5 a 1, em Assunção. O resultado deixou o time do técnico Sergio Markarián a uma vitória da Copa.
Com o resultado, o vice-líder Paraguai soma 29 pontos, nove a menos que a Argentina, único país do continente a garantir vaga no Mundial até agora.
A Colômbia, que ficou no empate sem gols com o Equador, em Bogotá, tropeçando pela segunda vez consecutiva em casa _na rodada anterior perdeu para o Peru por 1 a 0_, está praticamente eliminada.
Com 20 pontos, a atual campeã da Copa América tem chances irrisórias de obter ao menos o quinto posto e disputar a repescagem. A Colômbia faz dois dos três jogos fora de casa _contra Uruguai e Paraguai_ e Chile, em Bogotá.
No confronto dos eliminados, o Chile perdeu na quarta-feira para a Venezuela por 2 a 0, em Santiago.