Na noite da última terça-feira, dia 21, a ACE-Guarulhos e a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos, promoveram o Café Sensorial, evento que teve como objetivo a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
Os participantes experimentaram uma vivência cuja intenção era sensibilizá-los quanto às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência diariamente. Todos tiveram os olhos vendados ou os movimentos limitados e, dessa forma, puderam sentir o que sentem os portadores de deficiência. Toninho Messias, secretário da SAI esteve ao evento.
Além da experiência, os presentes também assistiram à palestra: “Desperte seu Olhar Inclusivo”, elaborada pela equipe da SAI, que ensinou a melhor forma de abordagem e as terminologias adequadas para o atendimento à pessoa com deficiência. Além disso, houve a explanação sobre a potencialidade da pessoa com deficiência.
Alexandra Oniki, diretora de terceiro setor da ACE-Guarulhos, acredita que foi um trabalho muito bom e que podem render ótimos frutos. “O que tivemos aqui foi só uma mostra do que o portador de deficiência sofre todos os dias. Acredito que foi dado um passo importante para ampliarmos o debate sobre a necessidade de melhorarmos a acessibilidade e o atendimento dessas pessoas”, afirma.
William Paneque, presidente da ACE-Guarulhos, lembra que o portador de deficiência tem apenas a limitação física. “A capacidade de cada um vai além da deficiência. Devemos entender que as pessoas utilizam a inteligência para desempenhar suas funções com qualidade e, assim, terem ótimo rendimento”, conclui.