ACE-Guarulhos

Cai diferença salarial entre homens e mulheres

A diferença entre a remuneração de executivos homens e mulheres diminuiu. Uma nova pesquisa do Grupo Catho, junto a 9.174 executivos, mostra que em média as mulheres ganham 10,3% menos que os homens, no mesmo cargo e em empresas de mesmo tamanho. No ano passado a pesquisa com a mesma metodologia mostrava que a diferença era de 17%.

Isso mostra que as remunerações dos homens e mulheres executivos estão caminhando no sentido da paridade de maneira rápida. O Grupo Catho fez uma análise da mulher executiva versus o homem executivo e identificou que, ao longo da carreira, a mulher ganha apenas 3% menos que o homem.

A razão é que a mulher é promovida, em média, em idade menor que o homem. Num exemplo, uma das análises mostra que, enquanto um homem permanece como supervisor, uma mulher já conseguiu promoção para gerente “com três anos menos de idade.

A mulher está avançando de maneira bastante significativa no mercado de trabalho. Ela já representa 13,8% dos executivos de primeira linha e 19,7% dos diretores. É claro que ainda existe preconceito e distorções salariais, mas o rápido avanço da participação da mulher no mercado de trabalho é mostrado na comparação anual da pesquisa da Catho.

Entre 1994 e 1995, apenas 8,1% das pessoas que ocupavam cargos de presidente, executivo principal, gerente geral ou equivalente eram mulheres. No período 1996/1997 esse percentual era de 10,3%; nos dois anos seguintes passou para 12%. Entre 1999 e 2000, as mulheres já eram 13%.

Sair da versão mobile