Campanha de Multivacinação Infantil
A segunda fase da Campanha Multivacinação Infantil será realizada no sábado, dia 24 de agosto, das 8h às 17 horas, em 118 postos fixos e volantes na cidade. Crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil). A Prefeitura vai disponibilizar 1.170 profissionais para atuarem na campanha.
A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 116.582 crianças. Na primeira fase da campanha, realizada no dia 15 de junho, foram vacinadas 128.496. “Queremos repetir o sucesso da primeira fase, quando atingimos 110% de cobertura vacinal, e, para isso, precisamos da ajuda dos meios de comunicação, na divulgação, e da população, na participação”, diz a chefe da Divisão Técnica Epidemiológica, enfermeira Enza Maria Lúcio Yamamoto.
A campanha contará com 116 postos fixos em 49 escolas municipais e estaduais; em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde, e em 21 outros pontos espalhados pela cidade. Entre eles estão igrejas, Sociedades Amigos de Bairro, os hipermercados Extra, Big e Carrefour, supermercados Barbosa e Irmão Lopes, além do 15º Batalhão da Polícia Militar, Teatro Nelson Rodrigues, e da Base Aérea, entre outros.
Os dois postos volantes (com doses disponíveis apenas contra paralisia infantil) estarão na Escola Estadual Serafina Renze Martello – Estrada de Nazaré, quilômetro 36, Capelinha -, das 8h às 12 horas, e na Escola Estadual José Lemos Lopes – rua Acapulco, 11, Água Azul, das 12h às 17 horas.
De acordo com a enfermeira da Secretaria de Saúde, apesar da doença já estar erradicada no Brasil, a imunização é extremamente importante. “Há casos nos países vizinhos e, por isso, a cobertura vacinal precisa ser alta para que o vírus não seja introduzido novamente no país”, alerta.
Outras doses
Em 68 dos 118 postos, haverá doses disponíveis contra sarampo, difteria, tétano, coqueluche, caxumba, rubéola, Hemophilus influenza tipo B (meningite) e hepatite B. “Crianças menores de cinco anos são prioridade, mas, havendo disponibilidade, pessoas com a carteira de vacinação atrasada também poderão ser imunizadas”, diz.
Enza esclarece, ainda, que todas as vacinas da campanha são encontradas nos postos de saúde durante todo o ano. “Às vezes, devido à grande procura, alguma unidade básica pode ficar sem uma das vacinas, mas somente por poucos dias, até recebermos novas doses da Divisão Regional de Saúde (DIR III)”, explica.
Informações sobre endereço dos postos podem ser obtidas pelo telefone 208-0133, das 8h30 às 16h30.
Erradicação
O último caso de paralisia infantil no Brasil foi em 1989 na Paraíba. Em 1994, o país recebeu um Certificado de Erradicação, concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Postos de Vacinação
46 Unidades Básicas de Saúde
49 Escolas estaduais e municipais
Hipermercado Extra – Av. Antonio de Souza, s/nº, Centro
Hipermercado BIG – Av. Paulo Faccini, s/n, Jd. Barbosa
Hipermercado Carrefour – Av. Benjamim Haris Hannicut, Vila Rio
Supermercado Barbosa – R: Sto. Antonio dos Aventureiros, s/nº, Jardim Sta. Rita
Supermercado Irmão Lopes – R: Claudino Barbosa, s/nº, Jd. São Jorge
15º Batalhão da Polícia Militar – R: Humberto Campos, 715, Vl. Tijuco
Teatro Nelson Rodrigues – Praça Cícero Miranda, s/nº, Vl. Galvão
Base Aérea – Av. Monteiro Lobato, s/nº, Cumbica
Centro Comunitário Pq. São Roque – R: João Alfredo, 92, Cidade Satélite
Sesi Unidade Cocaia – R: Benedito Caetano da Cruz, 566, Pq. Continental V
Centro Comunitário Sto. Expedito – R: São Bento Abade, 1555, Jd. Marilena
Igreja N. Senhora de Fátima – R: Alberto César Belini, s/nº, Jd. Bananal
Igreja N. Senhora Aparecida – Rua: Resistente, 100, Malvinas
Acampamento Anita Garibaldi – Estrada de Itaberaba, 145, Lavras
Instituto Alan Kardec – R: Ipacaetá, 71, Jd. Pres. Dutra
Sociedade Amigos N. Cidade – R: 14, 80, Nova Cidade