Notícias

Carros: juro zero, atenção redobrada

Guarulhos, 09 de abril de 2002

As promoções de vendas de carros a juro zero das quatro maiores montadoras nacionais, Volks, Fiat, GM e Ford, podem parecer tentadoras, mas exigem cuidados. O técnico de fiscalização da Fundação Procon-SP – órgão de defesa do consumidor ligado ao governo estadual – Paulo Arthur Lencioni Góes afirmou que o consumidor deve ficar atento na hora de fechar negócio.

Segundo ele, os juros podem estar embutidos nos preços. “A empresa pode anunciar um veículo a determinado preço para financiamento com juro zero, mas, quando o consumidor paga à vista, ele ganha um desconto”, disse Góes.

Ele informou que, nesse caso, o consumidor deve procurar o Procon, que investigará o caso .

“Se for confirmada essa forma de cobrança, fica caracterizada a publicidade enganosa”, informou o especialista. Nesse caso, o órgão poderia entrar na Justiça contra a empresa.

Mas Góes ressalva: “A propaganda enganosa se caracteriza quando há uma política de preços diferenciados para veículos à vista e financiados. Isso é ilegal. Mas há casos em que o negócio é de grande valor e a concessionária faz um desconto para o consumidor que ela não faria para todos os carros.

Assim, não há ilegalidade”, afirmou.

Para que o consumidor não fique perdido durante a compra, Góes recomendou que ele tente sondar com o gerente e o vendedor para tentar descobrir qual é a política de preços da concessionária. O especialista lembra ainda que juro zero não significa que a concessionária não deva cobrar os encargos legalmente devidos (como o IOF). “Entretanto, essa cobrança deve ser informada com antecedência e clareza”, disse.

Promoções continuam

As quatro maiores montadoras nacionais continuam com as promoções de juro zero no financiamento de automóveis. A Fiat oferece, desde sexta-feira, juro zero para financiamentos de até 12 meses, válidos para toda a linha. A GM também começou a sua promoção na sexta-feira passada e nos mesmos moldes, com 50% de entrada.

A Volks faz promoção de toda a sua linha em até 12 meses, mas com 65% de entrada, exceto para o Gol (50% de entrada). A Ford colocou só o modelo Fiesta em oferta, mas o prazo é maior: 24 meses, pagando entrada de 50%.