ACE-Guarulhos

Cautela para os pequenos investidores

Os pequenos investidores devem tomar o maior cuidado com o sobe-e-desce do mercado financeiro das últimas semanas. Quem se arriscar a tentar acertar para que lado o dólar, a bolsa ou os juros vão seguir no curto prazo pode acabar perdendo muito dinheiro.

“Essa é a hora mais perigosa. É bem mais fácil errar o passo do que dar uma grande tacada. Nesses momentos, o melhor é ficar bem quieto”, aconselha o economista Luiz Carlos Ewald, professor da Fundação Getúlio Vargas.

O presidente da Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto (Andima), Edgar da Silva Ramos, alerta que o cenário político instável ainda deverá deixar o mercado bastante volátil daqui para frente. “Até mesmo os grandes investidores terão dificuldades de acertar a estratégia. Pode-se ganhar muito dinheiro. Mas o risco agora cresce a níveis impossíveis para um pequeno aplicador”, explica Ramos.

O economista Carlos Thadeu de Freitas Gomes, professor do Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais, lembra que as pessoas físicas devem sempre olhar o horizonte de médio a longo prazo. E não precisam perder o sono com a especulação movida a pesquisas e intrigas eleitorais. “O Brasil não vai terminar hoje ou amanhã. Essa é uma disputa para gigantes. Quem acredita no futuro da economia brasileira deve ignorar essa agitação”, sugere.

Em épocas de turbulências como essas, os analistas sempre sugerem que os investidores façam poucas mudanças. “Quem está em bolsa não deve sair correndo e quem está aplicado em fundos de renda fixa também não deve mudar imediatamente para o dólar”, explica Ewald.

Sair da versão mobile