ACE-Guarulhos

Celular com banda larga estréia em SP

SÃO PAULO – A Telesp Celular pôs no ar hoje a nova geração de internet móvel, com velocidade de acesso 10 vezes superior à atual, e com conexão permanente à WWW.

A nova rede CDMA 1XRTT, com serviços com a tecnologia 2,5G, eleva a velocidade dos celulares e computadores de mão dos atuais 14,4 Kbps para 144 Kbps na cidade de São Paulo.

Além da navegação wireless com velocidade digna de uma conexão por banda larga, o serviço baseado no sistema de comutação de pacotes fará com que os usuários fiquem com os celulares conectados em tempo integral. A tarifação será feita apenas sobre o volume de dados recebidos.

A empresa anunciou também os dois primeiros serviços para 2,5G, o Waaap Turbo e o Zaaap. O Waaap Turbo é uma adaptação do conhecido Waaap com novos recursos, como um comunicador instantâneo, download de sons e imagens, acesso a e-mail corporativo etc.

No plano avulso, o usuário do serviço paga 2 centavos de real por KB. Outra opção é um pacote em que o assinante desembolsa 19,90 reais por um plano de 2 MB/mês, o que significa um desconto de 50% em relação ao plano básico.

Como parâmetros de tráfego de dados durante a utilização dos serviços, segundo a empresa, a leitura de um e-mail consume 3,5 KB, a consulta de saldo no mobile banking, 7 KB, e 10 minutos de chat no celular, 79 KB.

Já o Zaaap é a modalidade de acesso para handhelds, notebooks com cartão PCMCIA ou conectados a celulares 2,5G e outros dispositivos. A principal diferença é que este serviço exige também a assinatura de um provedor de acesso. Inicialmente o papel de provedor será exercido pela própria Telesp Celular, que cobrará 14,90 pela assinatura mensal. O objetivo é fechar acordos com provedores de peso, como UOL, iG e Terra.

No pacote promocional do Zaaap, o usuário pagará 85 reais por mês e terá direito a usar 50 MB. Cada MB excedente vai custar 1,50 real. Além disso, as empresas também terão a opção de utilizar os serviços por meio do Zaaap VPN (Virtual Private Network). Pagando uma mensalidade de 120 reais por funcionário.

Parceiros da Telesp Celular também apresentaram os serviços que serão lançados para aproveitar os recursos do 2,5G. Bradesco, Unibanco e Itaú serão os primeiros bancos a levar extratos e outras consultas online aos handhelds. A Mobiminds entrará com serviços de localização e rastreamento.

Os cinco primeiros aparelhos 2,5G, da LG, da Ericsson e da Samsung, chegam às lojas nesta semana, com preços entre 399 reais e 1 399 reais. Nokia e Motorola prometem seus aparelhos para o início de 2002.

Com um investimento de 38 milhões de reais, em sua fase piloto, a rede cobrirá inicialmente a capital paulista e a região do Aeroporto de Cumbica. Para o primeiro trimestre de 2002 a empresa planeja expandir a área de cobertura até a região de Osasco e Barueri e Santana do Parnaíba.

Sair da versão mobile