Os clientes de bancos das regiões onde houve falta de energia elétrica ontem poderão ser ressarcidas das multas pagas hoje sobre contas ou impostos vencidos ontem.
O expediente de ontem dos serviços dos bancos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foi suspenso ou prejudicado por causa da interrupção no fornecimento de energia elétrica.
De acordo com o BC, o expediente bancário não foi concluído devidamente na segunda-feira, sendo que o atendimento feito hoje foi considerado, para efeito dos pagamentos, continuidade do de ontem.
O ressarcimento deve ser requerido junto ao próprio banco onde foi feito o pagamento da conta, segundo o BC. O comunicado do BC dará amparo legal para o consumidor reclamar a cobrança de multa indevida em contas e impostos pagos com atraso neste período.
Atraso
Somente às 13h33 de hoje é que o BC definiu que as contas vencidas ontem nas regiões atingidas pelo blecaute poderiam ser pagas hoje sem multa.
Como grande parte das agências bancárias do país fecham entre 14h e 15h, a maioria dos bancos não teve tempo hábil para avisar seus clientes ou mesmos seus funcionários.
O blecaute atingiu 10 Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o Distrito Federal
Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) ficaram sem energia os três Estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), os do Sudeste (São Paulo, Rio, Espírito Santo e Minas Gerais) e do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal).
O pior problema foi em São Paulo, onde houve falta de fornecimento para entre 80% e 85% do Estado. O caso mais brando foi no Rio Grande do Sul, com queda do fornecimento para 25% do Estado. No Rio e Espírito Santo, o blecaute atingiu 75% dos Estados. Em Minas, 78%
Foi também na região Sul onde o problema foi normalizado mais rapidamente, segundo o ONS. Lá, o blecaute teria durado meia hora. Já no Sudeste, a situação demorou mais para ser normalizada.