ACE-Guarulhos

CMN: Bancos voltam ao horário anterior ao racionamento

A partir do dia 11 de março, as instituições financeiras voltam a atender ao público no horário anterior ao racionamento. De acordo com o Banco Central (BC), os bancos devem funcionar no mínimo até 5 horas e têm a obrigatoriedade de estarem abertos das 12 às 15 horas. “Voltamos a dar liberdade de funcionamento aos bancos”, afirmou o diretor de Normas do BC, Sérgio Darcy.

Em junho do ano passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) havia aprovado uma resolução estabelecendo novas regras para o horário bancário devido ao racionamento de energia elétrica. O objetivo dessa mudança na época, segundo Darcy, era uniformizar os horários dos bancos para reduzir o consumo de energia elétrica. Com o fim do racionamento, a questão necessitava novamente de autorização do CMN para o horário voltasse a funcionar como antes.

Sobre os caixas eletrônicos – Também a partir do dia 11 de março, deverão ter seus horários fixados pelas instituições financeiras. Com o racionamento de energia elétrica, os caixas eletrônicos estavam funcionando das 6 horas às 22 horas. Darcy explicou há pouco que a única alteração feita com relação aos funcionamento dos bancos é que as financeiras, corretoras, leasing e bancos de investimentos terão total liberdade para fixar os horários, ou seja, não precisam obedecer a regra de funcionar no mínimo até 5 horas e obrigatoriamente estarem abertos das 12 às 15 horas.

Edna Simão

Sair da versão mobile