Segundo a Associação Brasileira da Embalagem, há casos onde a mudança visual elevou as vendas dos produtos em até 57% nas gôndolas. “Embalagem é fundamental para melhorar a competitividade do produto”, afirma o presidente da entidade, Fábio Mestriner. Segundo ele, o design de embalagem é uma poderosa ferramenta de marketing pois representa a maior possibilidade de exposição que um produto pode ter diante do consumidor no ponto-de-venda, onde são tomadas as decisões de compra.
Água – A garrafa de água de mesa da Crystal, vendida principalmente em bares e restaurantes, atingiu elevação de vendas acima de 20% após ser relançada em novo formato. O resultado do trabalho desenvolvido pela agência de design Muller Associados foi tão surpreendente que outras fabricantes de água mineral passaram a adotar embalagens semelhantes. “As pessoas compravam a água nos bares e levavam a garrafa para casa”, conta o design Manoel Muller. Outro caso de sucesso é do Pó Xadrez, um produto usado antigamente para pintar a casa. Assim que foi lançado em uma nova embalagem, re conquistou arquitetos e começou até a ser exportado. “A embalagem reposicionou o produto no mercado”, diz.
Pequenas – Ter embalagens competitivas, com alto desempenho no ponto-de-venda, não é privilégio das grandes empresas. A Associação Brasileira da Embalagem possui um serviço gratuito de orientação para pequenas e médias empresas que necessitem “reformular a cara” dos seus produtos. E conta com um banco de dados com endereços e contatos de empresas de design do País. A associação destaca que o custo de um estudo de comunicação visual de embalagem para um produto custa, em média de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Se a empresa obtiver um aumento de vendas da ordem de 10% a 15%, esse investimento deixa de ser significativo. Novidades em embalagens foram apresentadas ontem, na Fispal Alimentos e Fispal Tecnologia, no Expo Center Norte e Anhembi.
Tsuli Narimatsu