As parcerias no mercado corporativo podem fortalecer a imagem do negócio, agregar mais valor à marca, melhorar o posicionamento no mercado e alavancar as vendas. Para usufruir de tais benefícios, é preciso conseguir parcerias entre empresas, lembrando que é uma via de mão dupla.
O empreendedor de Guarulhos que deseja expandir seu negócio e até mesmo se recuperar de uma crise deve saber como encontrar novos parceiros. Listamos algumas formas de conseguir parcerias. Acompanhe!
Defina estratégias de aproximação
Para conseguir parcerias entre empresas, é preciso estudar e traçar estratégias antes de “sair atirando para todos os lados”. A compreensão sobre o mercado, a análise da situação da própria empresa e o mapeamento de potenciais parceiros devem ser levados em consideração na hora de definir como ocorrerá a aproximação.
Há negócios que permitem uma abordagem pessoal, com a apresentação em reunião. Outros, porém, podem ser contactados por telefone ou e-mail. Há, ainda, casos em que é melhor contar com um intermediário (conhecido das duas empresas) para “fazer o meio de campo”.
Procure parceiros com os mesmos valores
Cada empresa possui valores definidos de acordo com seus sócios e com a atividade exercida. Firmar parcerias com negócios que não compactuam dessas ideias pode ser muito perigoso para todas as partes. Isso porque os funcionários, a partir do momento em que é estabelecida uma parceria, passam a fazer parte da realidade da empresa parceira.
Quando os valores não são os mesmos, a adaptação dos empregados pode ser prejudicada, o que interfere no sucesso dos negócios.
Valorize as parcerias dentro do mesmo ramo
Imagine que você possui uma agência de marketing digital. Uma das estratégias utilizadas nesse ramo para atrair clientes é o webinar (vídeos informativos). Você pode, por exemplo, procurar por parceiros de produção audiovisual, o que diminuiria os custos para fazer e editar os vídeos. Conseguir parcerias entre empresas complementares agrega muito valor às marcas envolvidas.
Quando se tratar do mesmo negócio, inclusive, é possível estabelecer uma parceria que ajude no crescimento de todas as partes. No mesmo exemplo, imagine que você atenda na região de Guarulhos, mas conseguiu um parceiro para atuar em Campinas no mesmo segmento. A troca de contatos para atender o máximo de clientes pode alavancar os negócios.
Participe dos eventos e das associações empresariais
Conseguir parcerias entre empresas é uma tarefa que depende muito do desenvolvimento de contato com outras empresas. Um empreendedor que participa dos eventos de seu segmento de atuação e que se filia às associações empresariais tem esse contato muito facilitado.
Um associado da ACE Guarulhos, por exemplo, tem acesso a eventos, fóruns e reuniões de negócios em Guarulhos, o que potencializa as chances de parcerias. Quando se está em um espaço propício para a conversa, é possível aumentar o networking (rede de contatos).
Apresentar a atividade exercida pela sua empresa em um ambiente que incentiva a parceria é uma ótima forma de dar o primeiro passo para consegui-las.
Para obter mais dicas de como conseguir parcerias entre empresas de Guarulhos, que tal ler nosso artigo sobre o desenvolvimento de networking com outros negócios?